Fórumcast, o podcast da Fórum
03 de setembro de 2019, 15h08

Tentativa de golpe faz Boris Johnson perder maioria e pode forçá-lo a deixar o posto de primeiro-ministro

Veja vídeo do momento em que deputado conservador rompe com o premie britânico

Foto: Reprodução/Twitter

A manobraconsiderada um golpe – articulada pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, de fechar o Parlamento britânico para conseguir aprovar uma saída da União Europeia sem acordo fez deputados do Partido Conservador se rebelarem e um deles rachou com Johnson. A reação fez os conservadores perderem a maioria dos assentos e pode derrubar o premiê. Novas eleições podem ser convocadas.

Antes de discurso de Boris Johnson sobre votação de projeto de lei oposicionista que obriga que o Brexit somente aconteça caso haja um acordo, Johnson viu diante de seus olhos o conservador Philip Lee romper com o projeto golpista e se juntar à oposição, formada por trabalhistas, liberais e verdes. Com a decisão do deputado, Johnson não possui mais a maioria do Parlamento e novas eleições podem ser convocadas em 15 de outubro – o Brexit está previsto para 31 do mesmo mês.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Lee acredita que ele não será o último a deixar as fileiras do Partido Conservador devido ao interesse do primeiro-ministro de bancar um Brexit sem acordo. Além de outros possíveis rachas, há uma grupo de conservadores rebeldes, comandado por Philip Hammond, que pretende se unir com a oposição para frear os planos do premiê.

O projeto deve ser votado nesta terça-feira (3), por voltadas 17 horas (de Brasília), 21 horas de Londres. Johnson já ameaçou expulsar do partido quem for favorável à medida, deixando de fora da legenda para as próximas eleições. Hammond minimiza as ameaças: “Há um grupo de conservadores que acreditam com certeza que agora é o momento de colocar o interesse nacional à frente de qualquer ameaça para nós pessoalmente ou para nossas carreiras”, disse.

Confira vídeo do momento em que Lee deixa a bancada dos conservadores:

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum