Trump lança campanha com teoria da conspiração sobre "roubo" de tecnologia pelo Partido Comunista Chinês

Ação lançada nas redes sociais ganhou até hotsite na página oficial do governo dos EUA e diz que estratégia é comandada pessoalmente pelo presidente chinês, Xi Jinping, com o objetivo de "alcançar o domínio militar" no mundo

Donald Trump e o presidente da China, Xi Jinping (Arquivo)
Escrito en GLOBAL el

O governo Donald Trump, dos Estados Unidos, iniciou na tarde desta quarta-feira (5) uma campanha pelas redes sociais e por meio de um hotsite para denunciar o que, segundo eles, seria uma ação orquestrada pelo Partido Comunista Chinês (PCCh) para roubar tecnologias do mundo todo com a finalidade de montar um "exército de classe mundial" até 2049.

"O Partido Comunista Chinês está tentando construir suas forças militares explorando instituições de pesquisa dos EUA, universidades e empresas privadas em suas principais tecnologias", diz o tuíte publicado às 14h (horário de Brasília) no perfil do Departamento de Estados do governo estadunidense.

https://twitter.com/StateDept/status/1291056399112339456

A publicação distribui um link que leva ao hotsite dentro da página oficial do governo dos EUA que denuncia o que eles classificam como MCF ou Military-Civil Fusion (Fusão Militar-Civil, em tradução livre).

Na página, o governo Trump acusa o presidente chinês, Xi Jinping, de supervisionar pessoalmente a "implementação da estratégia", que teria como objetivo final "alcançar o domínio militar" no mundo.

"Como o nome sugere, uma parte essencial do MCF é a eliminação das barreiras entre os setores de pesquisa e comércio civil da China e seus setores industriais de militar e de defesa. O PCCh está implementando essa estratégia, não apenas por meio de seus próprios esforços de pesquisa e desenvolvimento, mas também adquirindo e desviando as tecnologias de ponta do mundo - inclusive por meio de roubo - a fim de alcançar o domínio militar", diz o texto.

O site ainda destaca uma frase do secretário de Estado, Mike Pompeo, aliado do clã presidencial brasileiro, além de distribui um documento em pdf com os principais pontos da teoria conspiratório do governo estadunidense.

"Mesmo que o Partido Comunista Chinês dê garantias de que sua tecnologia está confinada a usos pacíficos, você deve saber que há um risco enorme à segurança nacional da América", diz a frase de Pompeo destaca no hotsite.