Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
13 de fevereiro de 2020, 22h21

Venezuela vai à Corte de Haia e acusa EUA de impor sanções econômicas ilegais contra o país

Estratégia estadunidense de atacar a Venezuela com sanções econômicas começou em 2014, durante a administração de Barack Obama, mas se intensificou nestes últimos anos, com Donald Trump.

Edifício da Corte Penal Internacional, em Haia (foto: TeleSur)

Uma delegação do Ministério de Relações Exteriores da Venezuela protocolou nesta quinta-feira (13), uma denúncia contra os Estados Unidos na Corte Penal Internacional de Haia. O documento venezuelano afirma que as sanções econômicas impostas pelos governos dos Estados Unidos nos últimos seis anos são ilegais, e atentam contra a estabilidade do país e o bem-estar do povo venezuelano.

O chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, liderou a missão do país aos Países Baixos, que apresentou a denúncia junto com uma longa lista de crimes de lesa humanidade cometidos pelos Estados Unidos e comparando com as sanções econômicas, afirmando que elas também afetam temas vitais da vida das pessoas na Venezuela, como seu direito à alimentação, educação e saúde.

“Esperamos que a Corte Penal Internacional investigue esta situação e leve o caso a julgamento, para determinar as responsabilidades daqueles que, com suas barreiras impostas internacionalmente, causam sofrimento ao povo venezuelano”, comentou Arreaza, em coletiva à imprensa ao sair do edifício do Tribunal.

A estratégia do governo dos Estados Unidos, de pressionar a Venezuela com sanções econômicas, começou no ano de 2014, durante a administração de Barack Obama, mas se intensificou muito mais a partir de 2018, após a chegada de Donald Trump à Casa Branca.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum