Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
03 de janeiro de 2020, 10h56

Vídeo: Assassinato de líder militar pelos EUA leva milhares de iranianos às ruas

Gritando "morte à América" ​​e segurando cartazes do comandante morto, manifestantes encheram as ruas por vários quarteirões no centro de Teerã

Marcha em Teerã após morte de Qassem Soleimani (Reprodução/Tasnim News Agency)

Milhares de pessoas foram às ruas no Irã nesta sexta-feira (3) para protestar contra os “crimes dos Estados Unidos”, após bombardeio que matou o general Qassem Soleimani em Bagdá, no Iraque, na noite desta quinta (2). Gritando “morte à América” ​​e segurando cartazes do comandante morto, manifestantes encheram as ruas por vários quarteirões no centro de Teerã.

A data do funeral de Soleimani ainda não foi anunciada, mas embaixadas iranianas no exterior receberam a ordem de erguer bandeiras do país nesta sexta. Segundo o Al Jazeera, preparativos para a transferência do corpo de Soleimani para o Irã também já estão em andamento.

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, classificou o assassinato do general como “ato de terrorismo internacional dos EUA” e ressaltou que o país da América do Norte será responsável “por todas as consequências de sua aventura”.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional do Irã, Keyvan Khosravi, também comentou o ocorrido e disse que “as consequências legais, políticas, de segurança e militares desse crime estão sobre o governo dos EUA”.

“Os custos que Washington tem que pagar serão muito mais severos do que as conquistas miraculosas desse tipo de jogada cega”, acrescentou.

Confira:

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum