Fórumcast #19
12 de agosto de 2019, 16h27

Vitorioso nas prévias na Argentina, Alberto Fernández exalta Lula e fala em esperança

"Muito obrigado, querido amigo Lula. Como você bem falou, devemos dar esperança ao nosso povo e cuidar dos que mais precisam. Te mando um forte abraço que espero poder te dar em breve", disse Alberto, favorito para ser o próximo presidente da Argentina

Foto: Ricardo Stuckert

Alberto Fernández, candidato à presidência da Argentina na chapa da ex-presidenta Cristina Kirchner, respondeu a um comentário feito pelo ex-presidente Lula pelo Twitter que comemorava a vitória da dupla peronista por uma larga margem nas eleições prévias. Alberto agradeceu a mensagem e disse que quer logo poder dar um abraço em Lula.

“Muito obrigado, querido amigo Lula. Como você bem falou, devemos dar esperança ao nosso povo e cuidar dos que mais precisam. Te mando um forte abraço que espero poder te dar em breve”, disse Alberto, que visitou o ex-presidente brasileiro em Curitiba no início de julho.

A declaração veio em resposta à mensagem publicada pelo ex-presidente brasileiro em que parabenizava Alberto e Cristina e mencionava a necessidade de garantir novas esperanças para a população e olhar para os mais necessitados. “Parabéns aos companheiros Alberto Fernández e Cristina Kirchner pelo expressivo resultado nas primárias argentinas. É preciso dar esperança ao povo, trazer dias melhores e cuidar de quem mais precisa. Um forte abraço do amigo Lula”, tuitou.

Veja também:  Os impactos da Vaza Jato na Lava Jato

Se a chapa mantiver o resultado obtido nas eleições prévias (PASO), Alberto e Cristina seriam eleitos no primeiro turno. No domingo, a Frente de Todos fez 47% dos votos nas PASO contra 32% do atual presidente Maurício Macri.

Pelas regras eleitorais da Argentina, se a chapa mais votada tiver 40% dos votos úteis e 10 pontos percentuais a mais que a segunda colocada ou se fizer mais de 45% dos votos, ela está eleita sem necessidade de segundo turno. As eleições oficiais acontecem em 27 de outubro.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum