Com vitória de Edmilson, Vivi Reis assume como deputada e será 1ª negra e LGBT no Congresso

No primeiro turno desta eleição, Vivi Reis já tinha alcançado a marca de ser a vereadora eleita mais votada de Belém

Vivi Reis (Reprodução)
Escrito en LGBTQIAP+ el

Com a eleição de Edmilson Rodrigues (PSOL) prefeito de Belém, quem ocupará sua vaga em Brasília será Vivi Reis, que nas eleições de 2018 obteve mais de 22 mil votos e se tornou a primeira suplente do partido na Câmara Federal. Neste ano, ela foi eleita vereadora da capital paraense.

“Ter a possibilidade de me tornar uma deputada federal representa levar para Brasília a defesa dos interesses dos paraenses, e amplificar o debate sobre as desigualdades e sobre o modelo de desenvolvimento imposto para a Amazônia”, declarou Vivi Reis por meio de um comunicado.

Além de se tornar a primeira mulher negra e LGBT na Câmara dos Deputados Federais, Vivi Reis foi a mulher mais bem votada nas eleições deste ano para Câmara Municipal de Belém.

“Isso é muito importante e reflete o que ocorreu em nível nacional, com o crescimento de candidaturas de mulheres, de negros e negras, de LGBTI+, de indígenas, enfim houve um movimento dos grupos historicamente invisibilizados em busca de uma maior representatividade institucional e, mesmo tendo conseguido algumas vitórias, ainda continuamos subrepresentados”, disse Vivi.

Atualização (2/12/2020): Confira aqui a informação da Câmara dos Deputados com os nomes dos suplentes que assumirão mandatos.