Ministro da França para Assuntos Europeus se assume gay

Clément Beaune fez a declaração em entrevista à revista Têtu e revelou que irá visitar uma das "zonas livres da ideologia LGBT” na Polônia

Escrito en LGBTQIAP+ el

O ministro da França para Assuntos Europeus, Clément Beaune, revelou em entrevista à revista Têtu que é gay e disse que irá, em 2021, visitar as chamadas "zonas livres da ideologia LGBT" na Polônia.

A entrevista, que tinha como foco tratar das chamadas "Zonas livres da ideologia LGBT", criadas por alguns municípios da Polônia, enveredou para a orientação sexual do ministro. "Sou gay e me assumo", declarou Beaune.

Antes de tornar pública a sua orientação sexual, Beaune já era conhecido por ser uma das principais vozes do governo de Emmanuel Macron (En Marche!) na defesa dos direitos LGBT e de acesso ao aborto.

Na conversa com a revista francesa, o ministro revelou que irá visitar as chamadas "Zonas livres da ideologia LGBT", política eugenista que tem sido adotada por governos municipais na Polônia.

Beaune afirmou que a sua orientação sexual não pode ser um impeditivo para tentar estabelecer um diálogo com o governo da Polônia sobre os direitos da população LGBT polonesa.

Apesar das tais zonas não terem apoio oficial do governo polonês, que é liderado pelo partido de extrema direita PiS, o ministro francês critica a gestão do país vizinho por nada fazer a respeito.

Além de tratar das questões LGBT na Polônia, Beaune também disse que vai ao país para dar suporte aos movimentos organizados em torno do aborto.

Recentemente, Tribunal Constitucional da Polônia tornou ilegal o aborto em casos de anormalidade fetal, que representa mais de 90% dos procedimentos. Clínicas clandestinas realizam 200 mil abortos por ano no país.

A Polônia é governada pelo Partido Nacional-Conservador Lei e Justiça (PiS), que se declara "familiar e cristão". O primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawieck, afirma repetidamente que a missão de seu partido e governo é tornar a Polônia um país "livre da ideologia LGBT, do aborto e do comunismo".