Estudante da UnB é vítima de ataque homofóbico durante apresentação do TCC

A apresentação, que acontecia de maneira online, foi interrompida com imagens de agressões homofóbicas e com a bandeira LGBT sendo queimada; a Polícia Federal investiga o caso

Escrito en LGBTQIAP+ el

O estudante do curso de jornalismo da Universidade de Brasília (UNB), Allan Montalvão, teve a apresentação de seu TCC invadida por um grupo homofóbico.

A apresentação, que se deu de maneira online, foi invadida e imagens de agressões homofóbicas e a bandeira LGBT sendo queimada foram exibidas. A UnB informou que medidas cabidas estão sendo estudadas junto com a Procuradoria Jurídica e a Faculdade de Comunicação quer que a Polícia Federal investigue o caso.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata, justamente, da falta de representatividade de LGBT em frente às câmeras no telejornalismo. Ou seja, uma das esferas da homofobia.

Por conta da pandemia, a apresentação estava ocorrendo de maneira virtual e com acesso liberado. Montalvão disse ao jornal O Globo que percebeu o ingresso de pessoas desconhecidas, mas, pensou que fossem estudantes interessados no assunto.

A apresentação ocorria de maneira normal, até que vozes artificiais interromperam a fala de Allan e, na sequência, imagens de agressões homofóbicas e uma bandeira do arco-íris sendo queimada foram exibidas.

O estudante declarou que demorou para "assimilar o que estava acontecendo" e que, ao escutar a primeira voz, pensou que alguém estivesse esquecido o microfone aberto.

O professor e jornalista, Paulo José Cunha, declarou ao jornal que foi "algo pavoroso" e ele acredita que foi um ataque premeditado, pois, as imagens exibidas estavam editadas e apareciam com a assinatura de "Bonde do Javali".

Segundo informações d'Globo, a mesma assinatura foi exibida em um ataque virtual ao Programa Voto com Orgulho, da Aliança Nacional LGBTI+.

Posteriormente, o estudante conseguiu apresentar o seu trabalho e teve nota máxima.

A Universidade de Brasília declarou que está em contato com a direção da Faculdade e com a Procuradoria Jurídica e as medidas cabíveis estão sendo estudadas.

Temas