DISCRIMINAÇÃO

Mulheres trans são proibidas de atuarem na Liga Internacional de Rugby feminino

A medida estará valendo na Copa do Mundo da Liga de Rugby, que será disputada na Inglaterra, a partir de 15 de outubro

Copa do Mundo terá início em outubro.Créditos: Emirates Invitationa//Divulgação
Escrito en LGBTQIAP+ el

A Liga Internacional de Rugby feminino (International Rugby League – IRL) proibiu atletas trans de jogarem partidas internacionais femininas da modalidade. A IRL se juntou a uma relação que cresce a cada dia de órgãos governamentais que restringiram atletas que fizeram a transição do gênero masculino para o feminino de competir em divisões femininas.

Entre as entidades estão a Federação Internacional de Natação (Fina) e a União Ciclística Internacional (UCI).

A natação, inclusive, será a primeira modalidade esportiva e ter uma “categoria aberta” exclusiva para atletas trans, segundo anunciou, neste domingo (19), Husain Al-Musallam, presidente da Fina.

A proibição estará em vigor para a Copa do Mundo da Liga de Rugby, que vai ser disputada na Inglaterra, a partir do dia 15 de outubro.

"Até que mais pesquisas sejam concluídas para permitir que a IRL implemente uma política formal de inclusão de transgêneros, as jogadoras trans não podem jogar em partidas sancionadas da liga internacional de rugby feminino”, diz trecho do comunicado.

“Para chegar a essa posição, a IRL revisou a participação de transgêneros na liga internacional de rugby em janeiro e fevereiro de 2021 e considerou diversos desenvolvimentos relevantes no esporte mundial”, destaca.

A entidade máxima que comanda os esportes no mundo passou a responsabilidade da decisão sobre a inclusão de atletas trans para os órgãos específicos de cada modalidade.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) concluiu que é responsabilidade de cada esporte e de seu órgão regulador determinar como um atleta pode estar em uma vantagem desproporcional em comparação com seus pares – levando em consideração a natureza diferente de cada esporte”, justificou, segundo a CNN Brasil.

Atleta trans diz que decisão é “decepcionante”

“É decepcionante. Somos seres humanos iguais a todos os outros. Isso só diz a crianças trans e adultos trans que você não é digno. Nem se incomode. Nem se incomode em aparecer. Qual é o ponto?”, questionou, à Reuters, a atleta trans Caroline Layt, que atuou pela liga feminina de rugby de elite na Austrália, depois da transição.