HISTÓRIA DA DIVERSIDADE

Imperador romano é, na verdade, uma mulher trans, afirmam especialistas de museu europeu

Heliogábalo citou, em textos clássicos, que se identificava como uma "senhora"

Heliogábalo, imperadora romana que governou entre os anos 218 e 222 d.C..Créditos: Reprodução
Escrito en LGBTQIAP+ el

O Museu North Hertfordshire, no Reino Unidoalterou o tratamento ao imperador Heliogábalo, passando a utilizar pronomes femininos, após a descoberta de cientistas de que ele, na realidade, se trata de uma mulher transexual.

Os especialistas analisaram textos clássicos e os manuscritos revelaram que Heliogábalo disse para "não o chamarem de senhor, pois se trata de uma senhora"

A decisão de reconhecer a vontade do imperador partiu do respeito com a, então, mulher: “[É] educado e respeitoso ser sensível à identificação de pronomes para pessoas do passado”, disse um porta-voz do museu.

A organização LGBTQIANP+ Stonewall foi consultada, a fim auxiliar a estabelecer interpretações e exibições inclusivas no museu. As moedas de Heliogábalo agora são parte do acervo LGBTQIANP+ do local, trazendo uma nova perspectiva e representatividade ao Império Romano.

A imperadora, que também é conhecida como Marco Aurélio Antonino, governou durante os anos de 218 e 222 d.C.. Embora o reinado tenha sido curto, ela ficou conhecida por ter diversos relacionamentos sérios e ter se casado com o cocheiro e ex-escravizado Hiercoles.

O vereador Keith Hoskins, do North Herts Council, reconhece as evidências quanto ao uso do pronome feminino à Heliogábalo, devido à constância desse tratamento em outros contextos, para além dos textos clássicos.

A situação reforça como a identidade de gênero e a diversidade está presente no comportamento humano desde o início da história. 

“O Museu North Hertfordshire, ao abraçar essa narrativa inclusiva e direta, convida o público a revisitar a história com uma perspectiva mais aberta e respeitosa”, afirmou a direção do museu