Erika Hilton processa 50 haters que atacam seus perfis em redes sociais

Acusados utilizaram ofensas transfóbicas e racistas contra a vereadora do PSOL; se condenados, cada um poderia ter que pagar indenização de 10 mil reais

A vereadora Erika Hilton (PSOL), primeira mulher transgênero a ser membro da Câmara de Vereadores de São Paulo, anunciou nesta terça-feira (5) que entrará com uma ação contra 50 pessoas que publicaram comentários em seus perfis nas redes sociais com ofensas e ameaças transfóbicas e racistas.

Segundo um comunicado da assessoria da vereadora, as postagens incluem xingamentos como “traveco”, “vagabunda”, “jumento” e “raça imunda”, e termos ofensivos, como “cabelo de limpar ferrugem”. Também inclui até ameaças de morte à parlamentar.

As ofensas e ameaças foram publicadas nos perfis de Hilton em plataformas como Facebook, Instagram e Twitter.

A equipe da vereadora reuniu dados dos perfis que fizeram os comentários e pede à Justiça que cada um dos responsáveis por eles paguem uma indenização de 10 mil reais por danos morais.

A assessoria também garante que, caso seja dado ganho de causa a Hilton, os valores obtidos serão utilizados para pagar custos de cartório para a pessoas trans desejam mudar seu nome e gênero, mas se encontram economicamente vulneráveis.

“Quando uma mulher negra e travesti passa a ocupar uma função pública de prestígio, ataques em redes sociais são utilizados como tática de intimidação”, argumenta Erika Hilton na ação.

Avatar de Victor Farinelli

Victor Farinelli

Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos, há 15 anos é correspondente na Argentina (2004 e 2005) e no Chile (desde 2006).

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR