Vereadora trans do PT em São Borja é alvo de ataques de ódio

Lins Robalo é única parlamentar de oposição na cidade e tem sido vítima de ataques de ódio por parte de colegas parlamentares da Casa

De acordo com a Secretaria Nacional LGBT do Partido dos Trabalhadores (PT), a vereadora trans Lins Robalo (PT-RS), que exerce mandato na cidade de São Borja (RS), está sendo vítima de ataques de ódio e perseguida pela presidência da Câmara Municipal da cidade.

“No dia de ontem, 24 de maio de 2021, a mandata Lins Roballo, vereadora mulher trans negra do PT, foi atacada por outros parlamentares da Câmara de Vereadores de São Borja e perseguida pela presidência da Casa, que exonerou sem motivos a chefe de gabinete de Lins”, informa a nota da Secretaria Nacional LGBT do PT.

Segundo a secretaria, “A vereadora Lins é a única parlamentar de oposição à prefeitura e tem sido uma voz pela diversidade e direitos humanos das mulheres, população negra e LGBTI”.

Confira na integra a nota emitida pelo PT:

“No dia de ontem, 24 de maio de 2021, a mandata Lins Roballo, vereadora mulher trans negra do PT, foi atacada por outros parlamentares da Câmara de Vereadores de São Borja e perseguida pela presidência da Casa, que exonerou sem motivos a chefe de gabinete de Lins.

A vereadora Lins é a única parlamentar de oposição à prefeitura e tem sido uma voz pela diversidade e direitos humanos das mulheres, população negra e LGBTI.

Ela possui imunidade parlamentar para proferir votos e opiniões, não podendo o presidente da Casa ou outros vereadores persegui-la por isso. Trata-se de um flagrante violação do Art. 29, VIII, da Constituição Federal de 1988.

Estamos acompanhando o caso e prestando o suporte à vereadora Lins Robalo para que todas as prerrogativas de sua mandata sejam restabelecidas prontamente”.

Publicidade

Secretaria Nacional LGBT do PT”

Avatar de Marcelo Hailer

Marcelo Hailer

Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR