ESPETÁCULO

Eclipse da "Lua de Sangue" ocorre neste domingo; entenda fenômeno e como acompanhar

Segundo especialistas, o evento poderá ser observado em todo território brasileiro

Eclipse da "Lua de Sangue" ocorre neste domingo; entenda fenômeno e como acompanhar.Créditos: Pixabay
Escrito en MEIO AMBIENTE el

Ocorre na noite deste domingo (15) e na madrugada de segunda-feira (16) o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022. E ele poderá ser observador em qualquer localidade do Brasil. 

Eclipse total da Lua significa que o Sol, a Terra e a Lua se alinharão e a Lua passará na sombra da Terra. O fenômeno poderá ser observado em toda América do Sul e Central, partes da América do Norte, Europa e África. 

 

"Lua de Sangue"

 

O auge do eclipse deve ocorrer por volta de 1h11 da manhã e será neste momento que a sombra vai encobrir completamente o disco luar e a Lua ficará vermelha. Isso ocorre porque não haverá a incidência direta da luz do Sol no nosso satélite natural. 

Por conta do tom avermelhado cobrirá a Lua, o evento também é conhecido como "Lua de Sangue". 

De acordo com a Nasa, o nome técnico para a "Lua de Sangue" é Dispersão de Rayleigh. A agência também afirma ue quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua ficará. "É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua", diz a Nasa. 

 

Como acompanhar o fenômeno 

 

A boa notícia é que, além de ser observável em todo o território brasileiro, não é necessário ter equipamento especial para ver a "Lua de Sangue". 

O ideal para contemplar a “Lua de Sangue” é estar em um ambiente com o mínimo de luzes possível. Quanto mais escuro o ambiente, melhor será a experiência.  

 

 

 

Com informações do G1