PEÇONHENTAS

Veja as 3 espécies de aranhas venenosas mais comuns no Brasil e saiba como se proteger

Aranhas são animais importantes para manter o equilíbrio dos ecossistemas brasileiros mas podem ser perigosas para humanos e pets; Conheça e identifique as principais espécies peçonhentas

Aranha Armadeira.Créditos: Thiago Gonçalves Coronado Antunes/Wikimedia Commons
Escrito en MEIO AMBIENTE el

A partir de novembro, quando a primavera começa a dar lugar ao verão, começa a temporada das aranhas no Brasil, que vai durar até meados de junho, quando as temperaturas esfriam. Todos os anos multiplicam-se relatos de acidentes domésticos com espécies venenosas em todo o país.

Em 9 janeiro deste ano um garçom de 31 anos acabou precisando amputar um dedo da mão após ser picado por uma aranha-marrom em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ele havia sido picado em 28 de dezembro e alega que não recebeu o atendimento médico adequado em UPA da cidade.

As aranhas são animais importantes para manter o equilíbrio dos ecossistemas brasileiros, principalmente controlando populações de insetos, suas presas preferenciais de modo geral. No entanto algumas espécies podem oferecer perigos como o sofrido pelo garçom de Praia Grande.

A maioria dos acidentes envolvem o contato direto com o animal, nem sempre consciente – geralmente na hora de vestir uma roupa, calçado. Portanto, para prevenir, é importante estar atento a alguns procedimentos rotineiros como verificar e bater as roupas antes de vestir e toalhas antes de se secar; Bater os calçados para ver se não há nenhuma aranha dentro; Evitar deixar o lençol e cobertas da cama encostando no chão, que elas podem usar para subir; Vedar vãos de portas e janelas e buracos na parede casa; e ficar atento para eventuais avistamentos.

No caso de ser picado, os protocolos oficiais de socorro mandam lavar bem o local com água e sabão, tomar bastante água, evitar cair no sono e procurar atendimento médico o quanto antes. De acordo com o Instituto Butantã, o soro antiaracnídico é capaz de reduzir os efeitos do veneno, incluindo reduzindo risco de necrose na pele, se aplicado em até 48 horas. Saber qual foi a espécie que efetuou a picada também é essencial para o tratamento.

Além da pequena aranha-marrom, há ainda mais duas espécies de aranhas venenosas muito comuns no Brasil: a famosa Viúva Negra, que já até virou filme, e a Armadeira, grande, agressiva e a principal causadora de acidentes domésticos.

Veja as espécies a seguir

Armadeira

A aranha armadeira está entre as mais agressivas e é a principal causadora de acidentes domésticos com animais peçonhentos no Brasil. São mais comuns na região Sudeste mas podem ser vistas em todo o país.

Elas têm um corpo alongado, de coloração marrom, medem entre 3 e 5 cm de altura e podem ter envergadura de até 15 cm. Sua principal característica são as patas. Sobre as traseiras ela se apoia, enquanto as dianteiras se levantam pata atacar o alvo com seu potente e tóxico veneno.

Podem picar a pessoa por diversas vezes num mesmo ataque. O veneno está justamente nas patas dianteiras e causa dores e edema no local da picada. Dor intenção, suor, vermelhidão, dormência e inchaço no local da ferida são os sintomas mais amenos. O veneno pode disparar o aumento de batimentos cardíacos, hipertensão arterial e agitação psico-motora. Em crianças é comum que haja sudorese, salivação intensa, vômitos, diarreia, choque e outros sintomas. É raro o óbito, mas é necessário o rápido socorro.

As armadeiras não constroem teias e geralmente fazem seus ninhos em bananeiras. Se o leitor vive em área rural com grande presença de bananeiras, certamente será comum o avistamento de armadeiras. No caso de um encontro doméstico, é comum que a pessoa pise no animal e depois o recolha. Muito cuidado! A armadeira, quando ferida, pode se fingir de morta e, quando a pessoa tentar recolhê-la, pode vir a dar o bote. Evite manipular o animal.

Aranha armadeira. Creditos: Rodrigo Tetsuo Argenton/Wikimedia Commons

Aranha-marrom

Minúsculas, vão medir de 1 a 3 cm de comprimento. De altura não chegam a 1 cm de altura. Pode ser encontradas nas cidades e em áreas rurais. Geralmente montam suas teias nos cantos de janelas e móveis.

Não são agressivas como a armadeira e têm dificuldades para picar humanos. Geralmente os acidentes ocorrem quando o animal é pressionado ao corpo humano no ato de vestir uma roupa ou calçado. Mas apesar do seu pouco tamanho, nos raros acidentes com aranhas-marrom o estrago é grande, sobretudo pela demora em remediar a picada. Seu veneno tem a capacidade de provocar a necrose no corpo humano, e, caso um dedo seja picado, por exemplo, é necessário o rápido atendimento médico.

No começo do mês, um garçom de Praia Grande, no litoral de São Paulo precisou amputar um dedo após ser picado por uma aranha-marrom. Ele acusa os médicos locais de terem demorado no seu atendimento.

Aranha-marrom. Créditos: Reprodução

Viúva Negra

A Viúva Negra é uma aranha que constrói teias e é famosa pelo tamanho das fêmeas, muito maiores e mais fortes que os machos da espécie. Não é agressiva e pode ser encontrada em todo o Brasil, seja em áreas rurais ou urbanas.

Vão medir cerca de um centímetro de altura (menores que a Armadeira e maiores que a Aranha-Marrom) e possuem um corpo de cor preta metálica, ou seja, reluzente. As fêmeas possuem uma marca vermelha no seu abdômen arredondado.

Podem entrar em contato com humanos e eventualmente acidentes podem ocorrer. Seu veneno é perigosíssimo: age no sistema nervoso central, medula e ossos, provocando dores intensas e podendo matar por choque anafilático nos casos mais graves. É comum que a vítima apresente náuseas, dores de cabeça e alterações cardiorrespiratórias.

Viúva-Negra. Créditos: Public Domain Pictures