Folha demite Anderson França depois de crítica a sertanejos e artistas que ajudam Bolsonaro

“Pede para apoiar a democracia, mas demite quem escreve a favor da democracia”, disse o escritor, ao anunciar fim da coluna

Foto: Reprodução/Facebook
Escrito en MÍDIA el

O jornal Folha de S.Paulo encerrou a coluna de Anderson França. A informação divulgada pela próprio escritor, em sua página no Facebook, nesta quinta-feira (30).

"Nesta tarde, eu fui demitido da Folha de S.Paulo", escreveu França. "Numa ligação que durou 35 segundos, fui informado que minha coluna estava sendo cancelada."

França foi ativista, professor e realizou diversos trabalhos na periferia do Rio de Janeiro. Ele se tornou cronista, com intensa produção nas redes sociais, e tem uma obra finalista do prêmio Jabuti 2017 (Rio em Shamas). Destaca-se pela crítica social, sempre inteligente e mordaz. Ameaçado de morte no governo Jair Bolsonaro, França está exilado em Portugal.

"Pelo que entendi, muito superficialmente, essa decisão poderia estar relacionada com a pressão e a ameaça de processo que as cantoras Maiara & Maraisa fizeram por meio de seu jurídico, decorrente da coluna que escrevi as associando, e outros artistas, e repito, numa prática de quem cala consente, com um governo que só afunda o país", destacou o escritor.

"Não tem jogo, amigo. O sertanejo é muito comprometido com isso.
Leonardo um dia desses disse que era melhor 'morrer fudendo' que tossindo. E isso foi parar na boca do 04, o filho lagarto do Bolsonaro."

Embora admita não ter uma confirmação precisa para o encerramento da coluna, França destaca que tinha bons índices de audiências, mas colecionava ameaças das pessoas que queriam a sua saída do jornal.

"Expus a classe artística que silenciou diante de um secretário de cultura escandalosamente inspirado em Goebbels. Ameaçaram. Vou processar a Folha, o Anderson, vamo arrancar o emprego dele. O Dória disse que ia me processar. A direita paulistana inteira. Holiday, Douglas, esses chorume, esses porco deputado militar. Tacaro fogo", apontou o escritor.

França a agradeceu a oportunidade de escrever para o jornal, mas também apontou dificuldades na relação com os profissionais da Folha.

"Recebi ordens pra parar de falar "palavras xulas" e outras coisas. Tentei compreender, buscar orientações na Folha, mas infelizmente todo mundo ali é ocupado. Não tive uma orientação pra saber como proceder, não desagradar ninguém. Até tive problemas. Muitas vezes, não publicavam a coluna no dia. Eu precisava entrar em contato com eles, para publicarem. Pedia uma, duas vezes. Algumas pessoas lá foram bem duras comigo."

O escritor defendeu a importância da Folha, que está sob ataque do presidente Jair Bolsonaro, e que não deseja o fim do jornal, mas não deixou de destacar que a sua saída é incompatível com os valores pregados pela publicação: "A Folha pede pra apoiar o jornalismo, pra assinar a Folha e apoiar a democracia, mas demite quem escreve em favor da democracia".

França destacou que continuará publicando no site Metrópoles e no seu perfil no Facebook, bem como desenvolvendo outros projetos no exílio.

https://www.facebook.com/DinhoEscritor/posts/1307906606086799?__tn__=K-R