MODO DESESPERO

Jovem Pan, a favorita do terrorista, entra em pânico com fuga de anunciantes e faz operação limpeza

Emissora de extrema direita tenta reduzir danos após campanha de desmonetização promovida pelo movimento Sleeping Giants Brasil

Rodrigo Constantino, um dos comentaristas da Jovem Pan.Créditos: Reprodução
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O grupo Jovem Pan vem correndo contra o tempo para tentar conter a fuga de anunciantes que compram espaço comercial na programação de seus veículos.

Desde o dia 21 de dezembro o movimento Sleeping Giants Brasil promove uma campanha de desmonetização do conglomerado de mídia. O objetivo é fazer com que empresas não fomentem financeiramente um canal de comunicação que dissemina fake news, discurso de ódio e ainda fomenta teses golpistas

"Ano passado, 5 pessoas morreram após terroristas invadirem o Capitólio para atacar a eleição. Recentemente, Brasília mostrou que seremos reféns de um novo Capitólio enquanto a Jovem Pan lucrar com discursos golpistas. Nos ajude a salvar a nossa democracia", diz o Sleeping Giants de divulgação da campanha, em referencia aos últimos episódios de violência, incluindo uma tentativa de atentado terrorista, promovidos por fanáticos bolsonaristas que não aceitam o resultado da eleição. 

Segundo o Sleeping Giants, “a campanha acontece porque há muitos anos a Jovem Pan vem atacando a integridade eleitoral brasileira, seja difundindo informações falsas sobre a segurança das eleições, a lisura e a rigidez do processo eleitoral ou ainda a respeito do papel das forças armadas”. 

Operação limpeza

A mobilização vem surtindo efeito e, de acordo com o movimento, 7 empresas já pararam de anunciar na Jovem Pan, entre elas Quinto Andar, TIM, Burger King, Natura e Ponto Frio. O desembarque desses anunciantes deixou o grupo de comunicação em desespero

Segundo levantamento feito pela Novelo Data, a Jovem Pan já tornou privados, desde o início da campanha de desmonetização, pelo menos 376 vídeos de 4 de seus canais no YouTube. Além disso, há inúmeros outros conteúdos da emissora que foram sumariamente excluídos das redes sociais, entre eles vídeos dos programas "Morning Show" e "Pingos nos Is" com ataques de Jair Bolsonaro e do PL às urnas eletrônicas e sobre vacinação infantil. 

O vídeo intitulado "Após relatório, Forças Armadas não excluem possibilidade de fraude nas urnas" e um comentário de Rodrigo Constantino disseminando teses golpistas sobre inexistente fraude no sistema eleitoral brasileiro estão ainda entre os conteúdos excluídos pela emissora. 

Terrorista e Jovem Pan

O levantamento digital da Novelo Data revela que a Jovem Pan é o veículo de comunicação preferido de George Washington de Oliveira Sousa, o terrorista que tentou explodir uma bomba em um caminhão-tanque próximo ao aeroporto de Brasília

"O empresário bolsonarista, George Washington, que confessou ter montado um artefato explosivo numa área de acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília, tem Rodrigo Constantino, comentarista da Jovem Pan, como a pessoa mais compartilhada nas redes sociais. Além disso, a comentarista Ana Paula Henkel, recentemente desligada do canal, foi a segunda pessoa a ser seguida pelo extremista. Também se destaca o fato de que apenas dois veículos de mídia são seguidos por George Washington: Jovem Pan News e Revista Oeste, sendo que a Jovem Pan News e pessoas ligadas a emissora correspondem a mais de 20% de todas as contas seguidas por George Washington", diz o movimento Sleeping Giants Brasil.