GEROU PROTESTOS

Apresentadora do ‘É de Casa’ se desculpa por episódio visto como racismo estrutural

Talitha Morete divulgou uma mensagem sobre caso em que pediu para convidada negra “servir todo mundo”. Veja como foi reação dela às críticas

A convidada Silene e a apresentadora Talitha..Créditos: TV Globo/Reprodução
Escrito en MÍDIA el

A apresentadora Talitha Morete, do programa ‘É de Casa’, da TV Globo, divulgou uma mensagem em seu perfil do Instagram se manifestando sobre o episódio ocorrido no último sábado (11) em ela pediu a uma convidada negra, que tinha feito cocadas, que “fizesse as honras da casa” e “servisse todo mundo”. A atitude de Talitha, que é branca, foi amplamente apontada pelo público como uma manifestação de racismo estrutural.

“Silene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa. Vai servir todo mundo, Silene! Por favor, pode oferecer que tá todo mundo querendo sua cocada”, disse a apresentadora.

Na resposta às críticas, Talitha evitou rebater ou se explicar e apenas se desculpou, afirmando que sua atitude não foi correta e que passará a vê-la como um “aprendizado”.

“Errei e não há nada a ser dito para justificar ou inimizar esse erro, a não ser me desculpar. Desde sábado eu tenho refletido sobre o ocorrido. Tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto. Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso o que posso e devo fazer”, escreveu.