YOUTUBE

Brasil 247 denuncia remoção de vídeos por "discurso de ódio" em seu canal

Editor do site e da TV 247, Leonardo Attuch acusa YouTube de censura; plataforma atualizou política de conteúdo

Escrito en MÍDIA el

O site Brasil 247 divulgou uma nota, na tarde desta quarta-feira (10), em que avisa seus leitores e espectadores que o YouTube removeu ao menos 15 vídeos do canal TV 247. A alegação da plataforma, segundo o jornalista Leonardo Attuch, é que os vídeos em questão teriam suposto "discurso de ódio". 

"O Youtube acaba de remover dezenas de vídeos da TV 247 por suposto discurso de ódio, quando a essência do nosso trabalho é justamente o combate ao discurso de ódio e ao fascismo. Estamos em contato com o Youtube, mas precisamos da solidariedade de todos neste momento", afirma Attuch. 

Nesta quarta-feira (10), o YouTube anunciou que fez uma atualização na sua política de integridade eleitoral. "A política de integridade eleitoral do YouTube proíbe conteúdo com informações falsas sobre fraude generalizada, erros ou problemas técnicos que supostamente tenham alterado o resultado de eleições anteriores, após os resultados já terem sido oficialmente confirmados. Essa diretriz agora também se aplica às eleições presidenciais brasileiras de 2014, além do pleito de 2018”, diz comunicado oficial da plataforma. 

Foi justamente essa atualização de política que levou o YouTube a remover a live de Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores em que o presidente profere mentiras sobre o sistema eleitoral brasileiro. 

Questionada pela Fórum sobre a remoção dos vídeos da TV 247, a assessoria de imprensa do YouTube informou que precisaria do link de cada um dos vídeos derrubados para precisar o motivo, mas adicionou que o próprio criador de conteúdo recebe uma explicação para cada um deles. 

Para o diretor de redação da Fórum, Renato Rovai, "é preciso construir um debate a respeito do papel dos algoritmos no ecossistema democrático". "É importante que haja um controle da informação que circula nas plataformas, porque de fato há muito discurso de ódio, mas ao mesmo tempo é necessário mais rigor para que não se cometa injustiças", pontua Rovai. 

Fórum também teve um vídeo removido, cujo título era "Adelio Bispo de volta a um ano das eleições", o que leva a crer que o YouTube derrubou todos os vídeos que tratam do caso Adelio. Fórum já entrou com um pedido de verificação desta remoção e contatou o gerente de atendimento de contas do YouTube para discutir a questão. 

Confira a íntegra da nota do 247 sobre o assunto aqui