TV GLOBO

Plim Plim da Globo: saiba por quem e com que instrumento foi criada a vinheta

O tecladista Mu Carvalho, conhecido por sua participação na banda A Cor do Som, sucesso das décadas de 70 e 80, revela tudo sobre a vinheta

Logo da Globo.Créditos: Reprodução
Escrito en MÍDIA el

O mistério finalmente foi desvendado. O tecladista Mu Carvalho, conhecido por sua participação na banda A Cor do Som, sucesso das décadas de 70 e 80, revelou em sua conta do Twitter, nesta quinta-feira (18), quem foi o criador do Plim Plim da Globo, uma das vinhetas mais conhecidas do Brasil.

De acordo com ele, a vinheta foi composta por Luiz Paulo Simas, que foi tecladista da banda Vímana que, na década de 70 contou com, além dele, músicos como Ritchie, Lulu Santos, Lobão, e Fernando Gama.

Mini Moog

Mu conta ainda que a vinheta foi criada no “Mini Moog synthesizer, sem nenhum efeito, um timbre 100% criado por ele, nos anos 70s”.

O Mini Moog é um sintetizador monofônico analógico inventado em 1970 por Bill Hemsath e Robert Moog. Virou mania e foi usado em inúmeras gravações da época, entre elas na canção “Because”, do álbum Abbey Road, dos Beatles, e por Zé Rodrix na canção “Fala” (João Ricardo e Luhli), do primeiro álbum da banda.