SEMIÓTICA

Folha é acusada de racismo ao usar foto de mulher negra em chamada sobre "animais do zoo" com calor

Matéria do jornal paulistano não apresenta problemas, mas imagem utilizada para divulgar o texto nas redes sociais, associada ao título, gerou revolta

Jornal Folha de S. Paulo é acusado de racismo.Créditos: Foto: Wikimedia Commons
Escrito en MÍDIA el

O jornal Folha de S. Paulo vem sendo acusado por internautas de racismo. Isso porque o periódico paulistano publicou em suas redes sociais, nesta terça-feira (14), uma reportagem cuja chamada fala em "animais de zoo" em meio a onda de calor e, para ilustrar a publicação, utilizou a imagem de uma mulher negra se banhando. 

"Calor faz animais de zoo de Curitiba ganharem picolés e escola liberar alunos mais cedo na Bahia. Rio de Janeiro atingiu a sensação térmica de 58,5°C nesta terça (14); cidade baiana chegou a suspender intervalo de aula por causa da alta temperatura", diz o enunciado da reportagem publicada no X (antigo Twitter), da Folha. 

Logo abaixo, vem a imagem que mostra uma mulher negra se banhando. Confira: 

Reprodução

A reportagem, que trata sobre a onda de calor em diferentes capitais brasileiras, não apresenta problemas. O fato do jornal ter utilizado o termo "animais de zoo" em uma chamada associada a foto de uma mulher negra, entretanto, vem sendo interpretado por usuários das redes sociais como racismo. 

Confira abaixo parte da repercussão