Saiba como ajudar os entregadores de aplicativos que estarão em greve no dia 1º

Organizadores pedem apoio na divulgação e adesão ao movimento por meio de vídeo divulgado nas redes

Foto: Reprodução/ Twitter
Escrito en MOVIMENTOS el

Foi divulgado nesta segunda-feira (29) um vídeo nas redes sociais para pedir apoio à greve dos entregadores de aplicativos organizada para o dia 1º de julho. O material explica formas de apoiar o movimento para quem não é entregador.

A mobilização para a paralisação tem aumentado nas redes sociais na última semana. Além de pedir a adesão por parte dos entregadores, organizadores têm pedido apoio por parte da sociedade, essencial para que o movimento tenha impacto significativo.

No material divulgado, são listadas várias maneiras de apoiar a paralisação. Além de pedir para que as pessoas não façam pedidos nos aplicativos na quarta-feira (1º), os organizadores pedem ajuda na divulgação. Muitos dos exemplos de formas de ajudar envolvem o uso das redes sociais.

No vídeo, são citadas possibilidades de apoio como postar refeições feitas em casa utilizando as hashtags #BrequeDosAPPs e #ApoioBrequeDosAPPs, avaliar os aplicativos de entrega com notas e comentários negativos, divulgar o movimento para outros entregadores por meio de cartazes e panfletos e ajudar com a divulgação no Twitter.

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), 98% da categoria já aderiu ao movimento grevista.

Os entregadores defendem que sejam criadas garantias mínimas para o trabalho, como um salário melhor (incluindo uma renda mínima para cada entregador), redução da jornada e melhor assistência e segurança no trabalho, especialmente devido os perigos que enfrentam em meio à pandemia do novo coronavírus.

A maioria dos entregadores trabalham para aplicativos como Rappi, iFood, UberEats, Loggi e James, mas essas empresas travam uma batalha na Justiça para não reconhecer o vínculo empregatício, e os considera apenas como “parceiros”.

https://twitter.com/renatasouzario/status/1277696396506906630?s=20