Em todo o país, movimentos ocupam as ruas por vacina, comida, moradia e contra Bolsonaro

Mobilização, que acontece nesta sexta-feira em mais de 10 estados, serve também como um "esquenta" para as grandes manifestações do dia 24 de julho; confira

Manifestação na Praça da Sé, em São Paulo (Foto: UNMP)
Escrito en MOVIMENTOS el

Nesta sexta-feira (16), movimentos populares saíram às ruas em mais de 10 estados brasileiros para protestar contra o governo de Jair Bolsonaro. Além de pedir o impeachment do presidente, os manifestantes reivindicaram mais agilidade na vacinação contra a Covid-19, auxílio emergencial e direto à moradia.

Sob o lema “Vacina no Braço, Comida no Prato, Moradia Popular e Fora Bolsonaro", a mobilização foi convocada pela CMP (Central dos Movimentos Populares), CONAM (Confederação Nacional das Associações de Moradores), MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia), MTD (Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos) e UNMP (União Nacional por Moradia Popular).

"O Brasil já contabiliza mais de meio milhão de mortes, quase 15 milhões de desempregados e 14 milhões com fome. O Estado que não tem chegado na periferia para apresentar soluções ou alternativas, somente tem se apresentado para agredir ou exterminar", afirma a Central dos Movimentos Populares (CMP).

Esquenta pra o 24J

Durante os atos, os manifestantes, além de exporem suas reivindicações, convocaram a população para participar das grandes manifestações contra Jair Bolsonaro que estão marcadas para acontecer em todo o país no dia 24 de julho.

Mobilizações massivas, convocadas pela  Campanha Nacional Fora Bolsonaro, já aconteceram nos dias 29 de maio, 19 de junho e 3 de julho. Em todas elas centenas de milhares de manifestantes ocuparam as ruas de todo o país.

Nesta quinta-feira, além de realizarem os atos, os movimentos populares enviaram um documento ao governo federal contendo suas principais reivindicações.

Confira registros de alguns dos atos desta quinta-feira

São Paulo (Foto: UNMP)
São Paulo (Foto: CMP)
Goiânia (Foto: UMNP)
Belo Horizonte (Foto: UMNP)
Salvador (Foto: UNMP)
Rio de Janeiro (Foto: UNMP)
Rio de Janeiro (Foto: CMP)