Flow Podcast perde patrocinadores após defender o nazismo

A primeira marca a se pronunciar foi a Puma Brasil que, por comunicado, repudiou os comentários de Monark

Foto: reprodução/Flow
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Após a repercussão negativa das declarações do apresentador do Flow Podcast, Monark, onde defendeu a criação de um partido nazista, e partir de pressão de grupos como o Judeus Pela Democracia, patrocinadores vieram à público anunciar o rompimento com o podcast.

https://twitter.com/jpdoficial1/status/1491032320215715841

A primeira marca a se pronunciar foi a Puma Brasil que, em comunicado, repudiou as declarações de Monark. "Discordamos e repudiamos veementemente as declarações e ideias expressas durante o último Flow Podcast, transmitido nesta segunda-feira (7)", declarou a Puma Brasil".

https://twitter.com/pumabrasil/status/1491048146952421378

Outra empresa a se pronunciar foi a iFood, que fez questão de explicar que já havia rompido com o programa em 2021. "O iFood não mantém mais relação comercial com o Flow. Nossa decisão de encerrar o patrocínio com o podcast foi tomada, de forma definitiva, em novembro de 2021", declarou a empresa de entregas.

https://twitter.com/iFood/status/1491081396059885573

Por meio de uma "Nota de Repúdio", a Flash Benefícios declarou que "nasceu fazendo parte de um movimento que busca trazer mais liberdade e impactos positivos para a sociedade" e que "diante de absurdos como esse é preciso agir e, desta forma solicitamos o encerramento formal e imediato de nossa relação contratual com os Estúdios Flow".

A assessoria de comunicação da Mondelez, dona da marca BIS, encaminhou um comunicado à Fórum e afirmou que, apesar do seu logo aparecer no espaço de patrocinadores, não possuem contrato com o podcast. O anúncio também foi publicado nas redes da empresa.

"A empresa esclarece que patrocinou pontualmente apenas dois episódios do Flow Podcast veiculado em 2021 e que não tem contrato formal com o canal" e que o nome da empresa aparece "erroneamente" entre os apoiadores.

Em outro momento, a Mondelez afirma que o seu "compromisso é com a liberdade e o respeito entre as comunidades e os consumidores" e que não compactuam com qualquer tipo de discriminação".

https://twitter.com/LactaBis/status/1491069244674818050

O Campeonato Carioca também rompeu com o Flow Podcast e afirmou que a "Federação de Esporte e Futebol do Rio de Janeiro, defensora da igualdade, do respeito e contrária a qualquer tipo de preconceito, anuncia o rompimento do contrato com o Estúdios Flow, responsável pelo podcast Flow Sport Club que transmitia jogos do Campeonato Carioca de 2022, por apologia ao nazismo".

https://twitter.com/Cariocao/status/1491084535001673734

O site de apostas Sportsbet também anunciou o rompimento do contrato com o Flow Sport Club dizendo que as afirmações de Monark "vão totalmente contra os valores que a marca defende".

https://twitter.com/sportsbetiobr/status/1491117717356969986

Outra empresa que também rompeu contrato com o Flow Podcast foi a Insider. Em comunicado enviado à Fórum, a empresa afirma "que nasceu com princípios pautados na sustentabilidade, diversidade e pluralidade. Discordamos veementemente das declarações de cunho antissemita e racista do apresentador Monark no último Flow Podcast".

"Mensagens de ódio não devem ser disseminadas para a população sob nenhum pretexto. Grupos sociais, étnicos, culturais ou religiosos não podem ter a sua liberdade e integridade ameaçados em nenhum aspecto e situação dentro de uma sociedade pautada na democracia e nos direitos humanos", continua comunicado da Insider.

Por fim, a empresa declara o seu "total desligamento como patrocinadores do Flow Podcast e esperamos que o apresentador faça uma retratação e seja destituído de suas funções por violar direitos fundamentais. Que medidas cabíveis sejam tomadas e que sirvam de exemplo para que posicionamentos como este nunca mais aconteçam".

A empresa Yuool também entrou em contato com a Fórum e afirmou que não mais patrocina o Flow Podcast. "A Yuool repudia as declarações expressas no último Flow Podcast. O posicionamento dos participantes não condiz com os princípios defendidos pela marca. Nós não apoiamos qualquer discurso, ação ou prática de ódio. É importante esclarecer que nosso contrato de patrocínio foi encerrado em dezembro e que, desde então, não temos contrato ativo com o mesmo. Solicitamos a retirada da nossa marca do site do podcast", diz o comunicado da Yuool.