LUTA

“Reforma agrária é combater o mal pela raiz”, diz Bela Gil em ato com Lula no MST

A ativista e chef de cozinha destacou que “o agronegócio detém 70% das terras do país, mas produz somente 30% daquilo que a gente come”

Bela Gil destacou a importância do MST.Créditos: Reprodução/YouTube Lula
Escrito en MOVIMENTOS el

A ativista, apresentadora e chef de cozinha Bela Gil ressaltou a necessidade de se implantar políticas públicas que viabilizem a reforma agrária no país, como forma de democratizar a alimentação saudável.

Ela participou, neste sábado (19), de um encontro com o ex-presidente Lula (PT), Roberto Requião (PT-PR) e outras lideranças, no assentamento e agroindústria Eli Vive, em Londrina (PR), iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“Reforma agrária é combater o mal pela raiz. Hoje, 47% da terra no país pertencem a 1% da população fundiária. É um absurdo. Por isso a importância de distribuir e democratizar a terra”, disse Bela.

Ela ressaltou o papel da agroecologia e da mulher no campo. “O MST produz 100% de comida saudável. A comida é uma ferramenta poderosa de transformação. Comer é um ato político. A gente faz política com a comida, para o bem e para o mal”, afirmou.

Bela destacou que, justamente por isso, “é um absurdo que 19 milhões de pessoas passem fome no país. Todos devem ter acesso à alimentação saudável, como a produzida pelo MST. Todos devem ter direito a não colocar veneno no prato”, ressaltou.

A ativista lembrou, ainda, que “o agronegócio detém 70% das terras do país, mas produz somente 30% daquilo que a gente come; 70% daquilo que a gente come vêm da agricultura familiar e a gente sabe que essa comida é saudável. O agro produz commodities, que são base dos produtos ultraprocessados. Que adoecem a população”.

Filiada ao PSOL e próxima ao PT, Bela pode se candidatar a deputada

Bela Gil pode ser candidata a deputada federal ou estadual nas eleições deste ano. À jornalista Mônica Bergamo, a filha do músico e ex-ministro Gilberto Gil revelou que está avaliando a possibilidade. 

Bela é filiada ao PSOL desde 2020 e mantém proximidade com figuras do PT. Recentemente, ela recebeu em seu restaurante em São Paulo o ex-presidente Lula, representantes do MST e de outras entidades, além de especialistas, para um bate-papo sobre alimentação saudável, agroecologia e agricultura familiar. 

Democratizar a alimentação significa democratizar a terra. O Brasil é um dos países com maiores índices de concentração de terra, resgatar a reforma agrária é fundamental”, afirmou a chef de cozinha na ocasião. 

Temas