DE UBER A AMBULANTE

Em protesto, trabalhadores de aplicativos e informais bloqueiam vias em SP, RJ e PE

Atos organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Direitos visam chamar a atenção para a exploração a que brasileiros na informalidade estão submetidos

Trabalhadores Sem Direitos fazem manifestações em SP, RJ e PE.Créditos: Divulgação
Escrito en MOVIMENTOS el

Recém-criado, o Movimento dos Trabalhadores Sem Direitos, que reúne pessoas que estão na informalidade, realizou nesta segunda-feira (5) manifestações em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do poder público com relação à lógica exploratória e falta de direitos a que estão submetidos. 

O movimento agrega, além de ambulantes, camelôs, pedreiros, catadores de papelão e materiais recicláveis, diaristas de limpeza, manicures, etc, uma nova categoria de informais, que são os trabalhadores de empresas de aplicativos de entrega e transporte, como iFood, Uber e 99. 

Os manifestantes empunharam faixas com frases como "40 milhões de informais. Não somos invisíveis" nos atos. Importantes vias das três capitais foram bloqueadas com pneus queimados. 

"Longas jornadas, baixos salários, nenhuma garantia de direitos historicamente conquistados e o aumento constante dos preços de insumos básicos têm fragilizado as pessoas cada vez mais, fazendo com que a insegurança alimentar saltasse de 119 milhões (em 2020) para 125,2 milhões (em 2022). Atualmente, estima-se que a fome seja uma realidade na vida de 33,1 milhões de pessoas e chegue até mesmo àqueles(as) com acesso a benefícios sociais - o que evidencia o baixo investimento público no socorro às famílias com renda per capita inferior a 1/4 do salário mínimo (tanto nas zonas urbanas, quanto rurais)", diz o Movimento dos Trabalhadores Sem Direitos em texto sobre as manifestações. 

Confira abaixo fotos dos atos 

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação