PRECARIZAÇÃO

Petroleiros denunciam 3ª morte de trabalhadores em 2022 por acidentes na Petrobrás

“Não é possível que pessoas continuem morrendo em seus locais de trabalho. A empresa é responsável pela segurança”, lamenta Deyvid Bacelar, coordenador da FUP

O acidente fatal aconteceu na P-19.Créditos: Agência Petrobrás
Escrito en MOVIMENTOS el

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) denunciam mais um acidente com morte na Petrobrás. A vítima é Patric Carlos, de 37 anos. Ele era caldeireiro e prestava serviço à Petrobrás na Plataforma XIX (P-19), no Rio de Janeiro, pela empresa GranIHC Services S.A.

Por volta das 9h30 desta terça-feira (2), houve um disparo de CO2 no motogerador, que é um local fechado. Dois trabalhadores estavam presentes. Um deles era Patric, que não conseguiu sair da sala com gás inerte e faleceu no local.

Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, lamentou o fato: “Não é possível que pessoas continuem morrendo em acidentes dentro de seus locais de trabalho. A empresa é responsável pela segurança das pessoas que estão dentro de suas unidades. Até quando famílias perderão seus entes queridos por descaso da Petrobrás? É inadmissível. Sinto muito pela família do Patric Carlos. A FUP e o Sindipetro-NF acompanharão as investigações”, protestou.

“Hoje, mais um trabalhador perde a vida aqui na Bacia de Campos. É com profunda indignação que nós, do Sindipetro-NF, informamos que na P-19 perdemos mais uma vida. Não é por acaso. É fruto da precarização, da redução dos investimentos em segurança e, principalmente, da falta de manutenção dos equipamentos a bordo”, relatou Tezeu Bezerra, coordenador-geral do Sindipetro-NF.

“A atual gestão da Petrobrás precariza, e muito, a relação de trabalho, principalmente com os trabalhadores terceirizados e, sem dúvida, reduz o investimento nessa área de manutenção. Eles só querem saber de dar lucro para acionistas. Nós, trabalhadores, não vamos aceitar calados tamanho absurdo que aconteceu na Bacia de Campos”, acrescentou.

Há mais casos de mortes em unidades da Petrobrás este ano

Esta é a terceira morte, registrada em 2022, por acidentes na Petrobrás. Em fevereiro, um trabalhador faleceu durante serviço realizado em espaço confinado na Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro. Em março, ocorreu um acidente com morte em um helicóptero contratado pela Petrobrás, na Baía de Camamu, no baixo-sul da Bahia.

Patric Carlos era natural de São Mateus (ES) e embarcou na P-19 nesta segunda-feira (1). Ele deixa esposa e dois filhos.