REVOLTANTE

Gerente dá ração de cachorro de “presente” a funcionárias no Dia das Mulheres

O homem era funcionário de uma distribuidora de cosméticos em Curitiba (PR) e foi demitido por justa causa

Ração para cachorros.Créditos: Freepik
Escrito en MULHER el

Um fato grotesco provocou revolta em uma distribuidora de cosméticos de Curitiba, no Paraná. O gerente do estabelecimento deu ração de cachorro a funcionárias como “presente” pelo Dia Internacional das Mulheres.

O resultado é que ele foi demitido por justa causa pela empresa, decisão confirmada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR).

“As vítimas compreenderam o ato como insinuação que fossem ‘cadelas'”, destaca a sentença.

Não satisfeito, o agora ex-gerente ainda ingressou com uma ação pedindo o reconhecimento de vínculo empregatício, porque era contratado como pessoa jurídica. Seu objetivo era reverter a justa causa.

O TRT-PR reconheceu o vínculo empregatício, mas também ratificou a demissão por justa causa aplicada pela empresa, cujo aspecto principal a ser considerado foi a gravidade do fato.

A empresa apresentou um vídeo em que o ex-gerente aparece entrando na empresa com um pacote de ração para cachorro. As imagens dão suporte à tese da justa causa.

Testemunha confirma entrega da ração

Uma testemunha ouvida no processo afirmou que o homem ofereceu o pacote de ração como “presente” pelo Dia Internacional das Mulheres para um grupo de pelo menos quatro funcionárias.

“Há a necessidade urgente de se enfrentar hierarquias estruturais que, costumeiramente, destinam à figura feminina um papel marginalizado na sociedade em geral e no próprio ambiente laboral. Tudo isso é reflexo do machismo estrutural, o preconceito contra as mulheres é a causa de atos e condutas discriminatórias de gênero, como a praticada pelo reclamante”, concluiu o relator, desembargador Célio Horst Waldraff.