Cinco dia antes da prisão do primo, Marcelo Crivella (Republicanos), por corrupção na prefeitura do Rio de Janeiro, Edir Macedo perdeu o controle da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) em Angola, na África.
Segundo informações de Gilberto Nascimento, no site The Intercept Brasil nesta terça-feira (22), o governo de Angola divulgou na segunda-feira (21) um ofício que confirma o bispo angolano Valente Bezerra Luís como o novo representante da Igreja Universal no país.
A decisão foi tomada no dia 17 de dezembro, após o governo angolano reconhecer a decisão de uma assembleia da Universal realizada em 24 de junho, quando os bispos locais anunciaram o rompimento com a matriz brasileira e elegeram Bezerra como novo líder.
No documento, o Instituto Nacional para os Assuntos Religiosos do Ministério da Cultura de Angola afirma que a Universal é reconhecida pelo estado angolano e confere poderes a Valente Luís.
Controle
Após a insurreição, em junho, os bispos liderados por Valente Luís assumiram o controle de 35 templos da Universal em Luanda e cerca de 50 em outras províncias do país, como Lunda-Norte, Huambo, Benguela, Malanje e Cafunfo.
Os bispos e pastores angolanos acusam a direção brasileira, liderada pelo bispo brasileiro Edir Macedo, de evasão de divisas, expatriação ilícita de capital, racismo, discriminação, abuso de autoridade, imposição da prática de vasectomia aos pastores e intromissão na vida conjugal dos religiosos.