Após chilique de CFO, XP muda pesquisa que mostra Lula à frente para não "ferir" bolsonaristas

Bruno Constantino, CFO da XP, esbravejou após pesquisa de agosto mostrar que Lula ampliou vantagem, enquanto Bolsonaro derrete. Clientes bolsonaristas também teria reclamado dos levantamentos, divulgados mensalmente pela corretora

Funcionários da XP Investimentos (Reprodução)
Escrito en NOTÍCIAS el

A XP Investimentos vai mudar a metodologia de sua pesquisa, realizada pelo Ipespe e divulgada mensalmente desde 2018, para não desagradar clientes bolsonaristas insatisfeitos com os números, que mostram mês a mês uma consolidada liderança do ex-presidente Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (Sem partido) na disputa presidencial em 2022.

Segundo a coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, a corretora financeira - que tem como sócio o banco Itaú, com 49,9% das ações - "resolveu não ferir suscetibilidades dos seguidores do presidente".

Além do Ipespe, a XP passará a encomendar pesquisas a outros institutos, além de incluir no questionário outros temas de interesse dos clientes.

Leia também: XP e Ável são processadas por não possuírem mulheres e negros em seus quadros

Em agosto, Bruno Constantino, CFO e um dos mais relevantes sócios da XP Investimentos, teria tido um chilique ao ver os números da pesquisa, que mostrava Lula com 40% das intenções de votos, ante 24% de Bolsonaro.

O levantamento mostrou ainda que a rejeição de Bolsonaro segue em alta e bateu 54%, dois pontos a mais do que no estudo anterior.

Ao se deparar com os números, Constantino teria esbravejado. Em seguida, ele disparou mensagens de WhatsApp e telefonemas, reclamou com os responsáveis e questionou a metodologia da pesquisa, que é a mesma desde 2018.