Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de janeiro de 2016, 14h51

1200 livros da biblioteca de Fernando Pessoa estão disponíveis online

Um tesouro único no mundo. Biblioteca pessoal de Fernando Pessoa está disponível pra consulta online e gratuita. Livros de vários gêneros trazem dedicatórias, anotações, assinaturas, notas, diagramas e poemas do maior poeta de língua portuguesa da História. Equipe internacional de investigadores foi responsável pela digitalização integral do acervo.

Um tesouro único no mundo. Biblioteca pessoal de Fernando Pessoa está disponível pra consulta online e gratuita. Livros de vários gêneros trazem dedicatórias, anotações, assinaturas, notas, diagramas e poemas do maior poeta de língua portuguesa da História. Equipe internacional de investigadores foi responsável pela digitalização integral do acervo

Por Carlos Willian Leite, da Revista Bula

Aproximadamente 1200 livros da biblioteca particular de Fernando Pessoa estão disponíveis na internet para consulta on-line. A digitalização do acervo foi feita pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

Os livros de vários gêneros e idiomas, no formato PDF e JPG, trazem dedicatórias, anotações, assinaturas, notas, diagramas e poemas do maior poeta de língua portuguesa da história.

“Entendemos que uma biblioteca desta importância devia tornar-se patrimônio da humanidade — e não apenas dos que podem deslocar-se a esta Casa onde Fernando Pessoa viveu os últimos 15 anos da sua vida. Graças à dedicação de uma equipe internacional de investigadores foi possível digitalizar, na íntegra, toda a biblioteca. Deste encontro de entusiasmos generosos resultou a disponibilização gratuita da preciosa biblioteca do autor de ‘O Livro do Desassossego’, que agora pertence aos leitores em qualquer parte do globo”, afirmam os curadores do projeto.

Foto de capa: Reprodução


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum