Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de fevereiro de 2012, 19h13

Acnur condena onda de violência na Colômbia

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) condenou a onda de ameaças de morte que tem ocorrido na Colômbia por parte de grupos armados contra ativistas sociais e de direitos humanos.

O comissariado denunciou que recentemente foram distribuídos panfletos assinados por um desses grupos armados ilegais com ameaças contra diversas entidades estatais e organizações de direitos civis e humanos.

A Defensoría del Pueblo (órgão público de defesa dos direitos humanos) seria a entidade mais ameaçada, porque lançou uma série de chamados para alertar a população de algumas regiões sobre a grave situação de desrespeito aos direitos humanos.

Comunidades indígenas, líderes sociais e representantes de refugiados estão todos sob ameaça, anunciou a Acnur. Em alguns casos, as vítimas tiveram que deixar suas comunidades; em outros, as ameaças foram de fato levadas a cabo, com o assassinato de líderes.

O Acnur ainda declarou temer que estes novos grupos ilegais possam dar um novo impulso aos movimentos armados da população, em um país que conta com 3 milhões de refugiados internos.

Com informações da Ansa.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags