O que o brasileiro pensa?
07 de novembro de 2019, 15h59

Acompanhe ao vivo julgamento do STF sobre prisão após segunda instância que pode libertar Lula

Voto do presidente do STF, Dias Toffoli, é considerado decisivo no julgamento. No entanto, ministro articula manobra e deve propor terceira instância para manter Lula preso

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (7), às 14h, a sessão que julga a constitucionalidade da prisão após condenação em segunda instância. Votam nesta tarde Carmen Lúcia, Gilmar Mendes, Celso de Mello e o presidente do STF, Dias Toffoli.

Até então, o debate soma três votos contra a prisão de condenados antes de esgotados os recursos nos tribunais superiores e quatro a favor. Com os votos dos quatro últimos ministros, espera-se que o resultado fique em 5×5, cabendo a Toffoli dar o voto decisivo do julgamento.

No entanto, o presidente da Corte já manifestou anteriormente a preferência por uma terceira via, propondo que as prisões só sejam autorizadas após condenação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na terceira instância. Neste caso, o ex-presidente Lula não seria beneficiado.

Acompanhe a votação:

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum