Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de novembro de 2019, 15h59

Acompanhe ao vivo julgamento do STF sobre prisão após segunda instância que pode libertar Lula

Voto do presidente do STF, Dias Toffoli, é considerado decisivo no julgamento. No entanto, ministro articula manobra e deve propor terceira instância para manter Lula preso

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (7), às 14h, a sessão que julga a constitucionalidade da prisão após condenação em segunda instância. Votam nesta tarde Carmen Lúcia, Gilmar Mendes, Celso de Mello e o presidente do STF, Dias Toffoli.

Até então, o debate soma três votos contra a prisão de condenados antes de esgotados os recursos nos tribunais superiores e quatro a favor. Com os votos dos quatro últimos ministros, espera-se que o resultado fique em 5×5, cabendo a Toffoli dar o voto decisivo do julgamento.

No entanto, o presidente da Corte já manifestou anteriormente a preferência por uma terceira via, propondo que as prisões só sejam autorizadas após condenação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na terceira instância. Neste caso, o ex-presidente Lula não seria beneficiado.

Acompanhe a votação:

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum