Fórum Educação
19 de novembro de 2019, 10h42

Acumulando lucros recordes, bancos demitem mais de 5 mil e fecham 611 agências em um ano

O Banco do Brasil foi o que mais passou por cortes, tendo um recuo de 11% nas agências físicas. Segundo o presidente Rubem Novaes, parte da redução se explica pelo maior uso de tecnologia mobile e internet para atender os clientes

Foto: Reprodução

Mesmo apresentando lucros, os cinco maiores bancos do Brasil têm apresentado um movimento geral para reduzir sua estrutura administrativa e gastos. Ao todo, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander já fecharam 611 agências e demitiram 5.542 funcionários num período de um ano.

O Banco do Brasil foi o que mais passou por cortes do 3º trimestre de 2018 ao mesmo período deste ano. O banco teve um recuo de 11%, saindo de 4.147 para 3.684 unidades. O número de funcionários também caiu, passando de 97.232 para 93.872.

O presidente do BB, Rubem Novaes, afirmou que o movimento deve continuar em 2020. No BB, mobile e internet já respondem por 80% de todas as transações, levando mais comodidade e conveniência aos clientes”, comunicou, informando que o banco está revendo o modelo tradicional de agência.

A expectativa para 2020 é que os bancos fechem cerca de 1.200 agências, sendo que 800 dos cortes dizem respeito aos bancos privados, como Bradesco e no Itaú. A redução da taxa Selic e o crescimento das fintechs no mercado também contribuem para que os bancos reduzam os custos administrativos.

Com informações do Poder 360.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags