Avalanche de processos de Trump para questionar apuração nos EUA já obteve 2 derrotas

No Michigan, onde Biden já venceu, e na Geórgia, onde Trump lidera mas teme que ainda possa levar uma virada, tribunais descartaram questionamentos do candidato à reeleição

Donald Trump - Reprodução
Escrito en NOTÍCIAS el

A apuração das eleições nos Estados Unidos ainda não terminou, e mesmo que termine, não significa que a dúvida sobre quem comandará o país a partir de 2021 estará resolvida. Isso porque o comando da candidatura à reeleição de Donald Trump entrou nesta quinta-feira (5) com mais de 20 processos na justiça questionando o resultado final ou parcial da votação em diferentes estados.

A ação de Trump visa contestar os resultados finais em todos os 21 estados vencidos por Joe Biden e nos 5 estados onde a apuração ainda não foi concluída.

Vale lembrar que as travas que a equipe jurídica do atual presidente tenta impor é providencial, já que o quadro eleitoral até o momento mostra seu adversário com 264 votos no colégio eleitoral, e precisa de apenas mais 6 para ser declarado eleito.

Além disso dos 5 estados onde a contagem ainda não foi concluída, apenas o Alaska tem menos de 6 delegados, os outros 4 (Nevada, Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia) entregam representantes suficientes para que o candidato do Partido Democrata seja eleito caso ganhe apenas mais um estado. Obviamente, isso também obriga o candidato do Partido Republicano vencer todos os estados que restam para tentar conseguir uma possível virada.

Porém, com todos esses processos na Justiça, mesmo que uma vitória de Biden em mais um estado impeça Trump de virar o placar numericamente, a necessidade de um pronunciamento dos tribunais acionados impediria sua proclamação como presidente eleito.

Até agora, apenas dois estados apresentaram algum parecer sobre as denúncias de Trump, ambos negativos para o atual mandatário. Em Michigan, onde a apuração já terminou com vitória de Biden, o Partido Republicano alegou fraude na contagem dos votos pelo correio, mas a tese foi rechaçada pela justiça local.

Na Geórgia, onde a contagem de votos ainda não acabou, os advogados de Trump entraram com um processo para que esta fosse interrompida, mas também receberam uma negativa.

O curioso deste caso é que se trata de um estado onde o atual presidente estadunidense lidera a contagem, 98% das urnas apuradas. Porém, sua vantagem é muito pequena, pouco mais de 9 mil votos, e o trumpismo teme que isso ainda possa ser revertido, já que boa parte dos votos que restam são dos que foram enviados pelo correio, e que costumam favorecer Biden.