Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Fórumcast, o podcast da Fórum
14 de agosto de 2019, 15h03

Bolsonaro é conivente com assassinatos da ditadura, diz ex-ministra torturada por Ustra

Militante de esquerda nos anos 1970, Menicucci foi torturada durante a ditadura militar, quando ficou presa na mesma cela que a presidente Dilma Rousseff no Presídio Tiradentes, em São Paulo

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Questionada sobre a fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de que o torturador Brilhante Ustra seria um “herói nacional“, a professora, socióloga e ex-ministra do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Eleonora Menicucci disse ao blog que Bolsonaro é conivente com os assassinatos e desaparecimentos políticos promovidos pela ditadura militar.

“É uma barbaridade!”, disse. “Esse homem vem constantemente elogiando o maior torturador desse país, que me torturou”. Ela disse relembrar “o tamanho da violência” de Ustra, da crueldade, da violência e de tudo que ele representa.

A fala foi dita ao blog na noite dessa terça-feira (13), na abertura oficial da Marcha das Margaridas, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

“Isso demonstra que esse senhor que está aí, o Bolsonaro, ele não é só conivente com os crimes da ditadura, como ele é conivente com todos os assassinatos de companheiros e companheiras e os desaparecidos políticos. É por isso que nós, a minha geração, combate integralmente a volta de uma ditadura que já estamos vivendo”, afirmou.

Militante de esquerda nos anos 1970, Menicucci foi torturada durante a ditadura militar (1964-1985), quando ficou presa na mesma cela que a presidente Dilma Rousseff no Presídio Tiradentes, em São Paulo.

Em 2014 o então deputado federal Jair Bolsonaro ofendeu Menicucci, ao comentar sobre sua vida sexual privada da então ministra. “Ela me disse ‘não é porque tenho mais de 60 anos que não continuo fazendo sexo’. Mentira! Com aquela cara, nem com Viagra na veia”, afirmou para uma plateia de evangélicos que o aplaudiu. Ainda sendo aplaudido, o deputado complementou: “Ela é feia pra caramba”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum