Bolsonaro muda critérios de contagem e número de mortos por Covid despenca

De acordo com epidemiologistas, novas exigências do Ministério da Saúde dificultam controle do vírus

Fotos: Marcos Corrêa/PR
Escrito en BRASIL el

Com o objetivo de derrubar os números de vítimas por Covid-19, o Ministério da Saúde passou a exigir informações como CPF, número do cartão nacional do SUS (CNS) e a nacionalidade de pacientes infectados pelo coronavírus. Com isso, o registro de óbitos despencou no estado de São Paulo e afetou os dados de todo o país.

Para se ter uma ideia, nessa terça-feira (23) São Paulo registrou 1.021 mortes nas últimas 24h, mas, com a metodologia do Ministério da Saúde, o número despencou para 281.

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo enviou ofício nesta quarta-feira (24) ao Ministério da Saúde questionando a decisão de mudança nos critérios de registro de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Graves o sistema Sivep Gripe.

De acordo com informações da jornalista Monica Bergamo, a secretaria de Saúde de São Paulo disse que "não foi comunicada previamente a respeito da atualização da ficha” e que recebeu relatos de cidades do estado que não conseguiram registrar todos os óbitos no Sivep, pois, a plataforma apresentou instabilidade.

Um técnico do ministério da Saúde confirmou as informações ao jornal Folha de S. Paulo e disse que haveria um problema de instabilidade já informado ao Datasus, que cuida do sistema de informações da pasta.

De acordo com a secretaria estadual de Saúde, os municípios terão, também, de preencher informações sobre a vacinação dos pacientes.

"O erro apresentado nestas funções impacta diretamente no monitoramento e encerramento dos casos e óbitos confirmados para Covid-19, divulgados diariamente por esta SES/SP. Aguardamos as providências para o restabelecimento da normalidade com a brevidade que a situação epidemiológica requer", diz o ofício enviado ao Ministério da Saúde pela Secretaria de Saúde do estado de São Paulo.

O Ministério da Saúde ainda não pronunciou.

Com informações da Folha de S. Paulo