Brasil se aproxima das 90 mil mortes por coronavírus com mais 921 óbitos nesta terça

Número real é maior porque atualização não inclui dados do estado de São Paulo, que alegou problemas técnicos; país deve superar a marca até quinta-feira

Cemitério em São Gabriel da Cachoeira (AM), que teve muitas mortes por Covid-19 (Foto: Paulo Desana/Dabakuri/Amazônia Real)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O Brasil registrou nas últimas 24 horas mais 921 mortes provocadas pela covid-19, segundo a atualização divulgada nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Saúde. O total de vítimas da infecção causada pelo novo coronavírus agora chegou a 88.539 em todo o Brasil desde o início da pandemia.

Os números de São Paulo para esta terça não foram divulgados pela secretaria estadual, o que explica o registro relativamente baixo, quando normalmente os números neste dia da semana são maiores por causa do represamento de dados nos fins de semana. Na última terça (21), por exemplo, foram 1.367 novas mortes. Na anterior, no dia 14, foram 1.300.

O governo estadual disse que o problema ocorreu por uma mudança no sistema do Ministério da Saúde que contabiliza casos graves, o que a pasta nega. Nas últimas semanas, a média diária de óbitos tem se mantido acima dos 1.000 e nos próximos dois dias é esperado que o país ultrapasse a triste marca de 90 mil mortos por coronavírus.

A contagem do governo Jair Bolsonar indica ainda 40.816 novos diagnósticos positivos para a doença e o país acumula agora 2.483.191 de infectados. Também não foram contabilizados os casos de São Paulo nas últimas 24 horas.