Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
11 de julho de 2019, 23h13

Câmara aprova destaque da Previdência que corta pensão de viúvas

A proposta de garantir o direito a 100% do valor da pensão de viúvas e órfãos foi rejeirada pela Câmara nesta quinta. Atualmente, o benefício é integral e não pode ser menor a um salário mínimo. Segundo o texto aprovado pela Câmara, essa pensão pode ser de até 60% do valor que era recebido pela pessoa falecida

Votação da proposta da reforma da Previdência na Câmara (Luiz Macedo/Agência Câmara)

“Crueldade”. Essa foi a palavra usada pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF), nesta quinta-feira (11), para descrever a vitória do governo em um dos destaques da reforma da Previdência, que acaba com o direito a 100% do valor da pensão de viúvas e órfãos. Atualmente, o benefício é integral e não pode ser menor a um salário mínimo.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Segundo o texto aprovado pela Câmara, essa pensão pode ser de até 60% do valor que era recebido pela pessoa falecida, com um acréscimo de 10% para cada dependente adicional.

Quem também foi voto vencido e lamentou o resultado pelo Twitter foi a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP): “A criminosa reforma da previdência possibilita o rebaixamento do valor das pensões por morte para menos de 1 salário mínimo. As viúvas que recebem esse benefício não podem ser consideradas privilegiadas”.

Por sua vez, a deputada federal Natália Bonavides disse que “na continuidade do debate da previdência, Câmara aprova a proposta que permite que as pensões para viúvas e órfãos sejam de menos de um salário mínimo. #ReformaInjusta é pouco. Reforma destruidora. Reforma comprada”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum