Câmara aprova destaque da Previdência que corta pensão de viúvas
A proposta de garantir o direito a 100% do valor da pensão de viúvas e órfãos foi rejeirada pela Câmara nesta quinta. Atualmente, o benefício é integral e não pode ser menor a um salário mínimo. Segundo o texto aprovado pela Câmara, essa pensão pode ser de até 60% do valor que era recebido pela pessoa falecida

“Crueldade”. Essa foi a palavra usada pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF), nesta quinta-feira (11), para descrever a vitória do governo em um dos destaques da reforma da Previdência, que acaba com o direito a 100% do valor da pensão de viúvas e órfãos. Atualmente, o benefício é integral e não pode ser menor a um salário mínimo.
Segundo o texto aprovado pela Câmara, essa pensão pode ser de até 60% do valor que era recebido pela pessoa falecida, com um acréscimo de 10% para cada dependente adicional.
CRUELDADE: Base de Bolsonaro e centrão acabam de rejeitar que viúvas ou viúvos tenham direito a 100% do valor da aposentadoria do falecido ou falecida. Querem pensões menores que 1 salário mínimo. São canalhas!
— Erika Kokay (@erikakokay) 11 de julho de 2019
Quem também foi voto vencido e lamentou o resultado pelo Twitter foi a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP): “A criminosa reforma da previdência possibilita o rebaixamento do valor das pensões por morte para menos de 1 salário mínimo. As viúvas que recebem esse benefício não podem ser consideradas privilegiadas”.
A criminosa reforma da previdência possibilita o rebaixamento do valor das pensões por morte para menos de 1 salário mínimo. As viúvas que recebem esse benefício não podem ser consideradas privilegiadas. pic.twitter.com/GrRgrsazRX
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) 12 de julho de 2019
Por sua vez, a deputada federal Natália Bonavides disse que “na continuidade do debate da previdência, Câmara aprova a proposta que permite que as pensões para viúvas e órfãos sejam de menos de um salário mínimo. #ReformaInjusta é pouco. Reforma destruidora. Reforma comprada”.
Desgraça. Na continuidade do debate da previdência, Câmara aprova a proposta que permite que as pensões para viúvas e órfãos sejam de menos de um salário mínimo. #ReformaInjusta é pouco. Reforma destruidora. Reforma comprada.
— Natália Bonavides (@natbonavides) 12 de julho de 2019
Quantas matérias por dia você lê da Fórum?
Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.
Apoie a Fórum