Candidato a mascote, Saci tem seu dia

Escrito en NOTÍCIAS el

O Saci, o mito mais popular do Brasil, na avaliação do saciólogo e sociólogo Mouzar Benedito tem seu dia comemorado nesta sexta-feira, 31. A data é escolhida para coincidir com o Dia das Bruxas, o Halloween. Neste ano, a festa inclui a proposta de tornar o personagem mascote da Copa do Mundo de Futebol de 2014, sediada no Brasil. 

No estado de São Paulo, a lei 11.669/2004 instituiu o dia. Pelo menos três cidades já têm leis em vigor que instituem o Dia do Saci, Vitória (ES), São José do Rio Preto e São Luiz do Paraitinga. Na Câmara de Vereadores da capital paulista, e na Câmara dos Deputados, há projetos no mesmo sentido. No caso do texto de Aldo Rebelo (PCdoB), se não for aprovado até 2010, será arquivado.

Ibirapuera e Guarulhos Estão previstas a realização de bicicletadas temáticas e outros eventos. No Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, o Museu Afro-Brasil promove uma exposição sobre o Saci em parceria com a Sociedade de Observadores de Saci (Sosaci) e a Companhia da Memória.

Em Guarulhos, na casa dos Cordéis, será exibido o documentário "Somos todos Sacys", de Rudá K. Andrade e Sylvio Rocha. A contadora Débora Kikuti fará apresentação e uma mostra de arte postal completam a festa.

Veja abaixo um trecho do documentário