De castigo?: Mãe de Daniel Silveira pede desculpas a Moraes em carta

Atitude do filho é “digna de repúdio”, escreveu Matildes Silveira. Ele garante também que ameaças à democracia não vão se repetir e já se “encarregou desse assunto”

Imagem: YouTube (Reprodução)
Escrito en NOTÍCIAS el

Matildes Silveira, mãe do deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ), escreveu uma de carta de próprio e enviou ao ministro do STF Alexandre de Moraes, pedindo desculpas pela atitude “digna de repúdio” do filho, que ameaçou integrantes do Supremo e fez apologia ao AI-5, o ato institucional mais agressivo da Ditadura Militar, num vídeo divulgado em fevereiro deste ano.

A ousadia antidemocrática do parlamentar rendeu um mandado de prisão contra ele, expedido por Moraes. Silveira ficou um mês detido, após o plenário da Câmara dos Deputados referendar a decisão do ministro do Supremo, e responde desde então a uma ação penal na mais alta corte da República.

Atualmente ele enfrenta também um processo no Conselho de Ética da Casa, que já aplicou duas suspensões temporárias a seu mandato, mas que deve ser encerrado em breve apenas com uma pena de “censura” pelo seu ato.

A mãe do parlamentar enfatiza na correspondência que o ato cometido por Daniel é “digno de repúdio e em nada contribui para um debate democrático e respeitoso". Ela exalta ainda a importância do Tribunal Constitucional brasileiro, afirmando ser ele "a última barreira entre a justiça e a injustiça".

No trecho mais emocionante do texto, Matildes fala do luto por ter perdido um outro filho e diz que Daniel, desde então, tornou-se tudo para ela.

"Sou uma idosa viúva que já perdeu um filho jovem em morte prematura e que tem no Daniel a base para tudo, meu porto seguro, e tenho sofrido muito com toda essa situação, me colocando em uma situação análoga à perda de mais um filho", explica emocionada.

Sobre os motivos que a levaram a escrever a carta, a mãe do bolsonarista diz que "jamais passou panos quentes nas falhas cometidas" pelo filho político durante a vida e garante que o que Daniel fez jamais se repetirá. "Acredito veementemente que ele já entendeu que errou, pois conheço meu filho... Me encarreguei pessoalmente de cuidar deste assunto”, finaliza.