#Fórumcast, o podcast da Fórum
01 de outubro de 2019, 19h56

CCBB cancela apresentação teatral e companhia denuncia censura

"Acreditamos que as instituições culturais públicas devem fazer jus a pluralidade da sociedade brasileira, e não simplesmente acatar a um dirigismo", criticou a Aquela Cia; caso vem em meio a inúmeros episódios de censura recentes à produções artísticas. Confira

Foto: Elisa Mendes/Divulgação Aquela Cia

A companhia teatral Aquela Cia publicou uma nota em seu perfil no Facebook, nesta terça-feira (1), denunciando o cancelamento arbitrário de uma de suas peças que seriam apresentadas em mostra no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. O caso se junto a uma série de outros episódios de censura nas artes promovidos este ano. Segundo o Observatório da Censura à Arte, já foram mais de 15 casos apenas no segundo semestre de 2019.

“Há três meses fomos convidados pelos produtores da mostra CCBB – 30 anos de Cias., para apresentar duas peças de nosso repertório, ‘Caranguejo Overdrive’ e ‘Guanabara Canibal’. […] No último sábado, dia 28 de Setembro, ou seja, com pouco mais de dez dias antes da primeira apresentação, já com a pré-produção de ambos espetáculos em andamento, fomos informados que ‘Caranguejo Overdrive’ havia sido excluído da Mostra sem nenhuma justificativa técnica que embasasse esse cancelamento unilateral. Esperamos que a instituição possa expor os motivos que a levaram a determinar ‘Caranguejo Overdrive’ impróprio para a mostra”, diz trecho da nota publicada pelo grupo.

O grupo conta que o espetáculo recebeu diversos prêmios em atuação e direção e finalizará no próximo domingo a sexta temporada no Rio de Janeiro, sempre com lotação esgotada. “Nos causa preocupação a forma como esse cancelamento se deu. Infelizmente situações como essa vem se tornando cada vez mais recorrentes nas instituições de cultura do Brasil e, mais especificamente, no contexto de celebração de uma instituição do porte do CCBB, só poderíamos manifestar o nosso pesar. Acreditamos que as instituições culturais públicas devem fazer jus a pluralidade da sociedade brasileira, e não simplesmente acatar a um dirigismo”, diz ainda o texto.

A companhia declarou-se solidária com outros grupos que passaram por situações de censura. “Gostaríamos também de manifestar, mais uma vez, nossa solidariedade aos artistas e grupos que nos últimos tempos vem sofrendo com atitudes unilaterais e perseguições”.

Excluído da mostra, o “Caranguejo Overdrive” segue em cartaz até o dia 6 de Outubro, no ECM Sergio Porto.

Nota pública sobre o cancelamento de “Caranguejo Overdrive” na mostra CCBB – 30 anos de Cias.Há três meses fomos…

Publicado por Aquela Cia. em Terça-feira, 1 de outubro de 2019

 

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum