CCBB cancela apresentação teatral e companhia denuncia censura

"Acreditamos que as instituições culturais públicas devem fazer jus a pluralidade da sociedade brasileira, e não simplesmente acatar a um dirigismo", criticou a Aquela Cia; caso vem em meio a inúmeros episódios de censura recentes à produções artísticas. Confira

A companhia teatral Aquela Cia publicou uma nota em seu perfil no Facebook, nesta terça-feira (1), denunciando o cancelamento arbitrário de uma de suas peças que seriam apresentadas em mostra no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. O caso se junto a uma série de outros episódios de censura nas artes promovidos este ano. Segundo o Observatório da Censura à Arte, já foram mais de 15 casos apenas no segundo semestre de 2019.

“Há três meses fomos convidados pelos produtores da mostra CCBB – 30 anos de Cias., para apresentar duas peças de nosso repertório, ‘Caranguejo Overdrive’ e ‘Guanabara Canibal’. […] No último sábado, dia 28 de Setembro, ou seja, com pouco mais de dez dias antes da primeira apresentação, já com a pré-produção de ambos espetáculos em andamento, fomos informados que ‘Caranguejo Overdrive’ havia sido excluído da Mostra sem nenhuma justificativa técnica que embasasse esse cancelamento unilateral. Esperamos que a instituição possa expor os motivos que a levaram a determinar ‘Caranguejo Overdrive’ impróprio para a mostra”, diz trecho da nota publicada pelo grupo.

O grupo conta que o espetáculo recebeu diversos prêmios em atuação e direção e finalizará no próximo domingo a sexta temporada no Rio de Janeiro, sempre com lotação esgotada. “Nos causa preocupação a forma como esse cancelamento se deu. Infelizmente situações como essa vem se tornando cada vez mais recorrentes nas instituições de cultura do Brasil e, mais especificamente, no contexto de celebração de uma instituição do porte do CCBB, só poderíamos manifestar o nosso pesar. Acreditamos que as instituições culturais públicas devem fazer jus a pluralidade da sociedade brasileira, e não simplesmente acatar a um dirigismo”, diz ainda o texto.

A companhia declarou-se solidária com outros grupos que passaram por situações de censura. “Gostaríamos também de manifestar, mais uma vez, nossa solidariedade aos artistas e grupos que nos últimos tempos vem sofrendo com atitudes unilaterais e perseguições”.

Excluído da mostra, o “Caranguejo Overdrive” segue em cartaz até o dia 6 de Outubro, no ECM Sergio Porto.

https://www.facebook.com/aquelacia/photos/a.860681327279198/3589019031112067/?type=3&theater

 

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR