Central de coleta seletiva na Granja Julieta será reaberta

Escrito en NOTÍCIAS el

A central de coleta seletiva da Granja Julieta será reaberta provisoriamente depois de quatro meses. A medida foi anunciada pelo subprefeito de Santo Amaro, Geraldo Mantovani Filho, durante reunião na terça-feira, 17, na sede da subprefeitura. A central foi destruída por um incêndio em dezembro de 2008 e, desde então, os catadores que trabalhavam na central estão desempregados.

Participaram da reunião representantes de entidades de defesa do meio ambiente, da sociedade civil, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais recicláveis.

Mantovani aceitou reabrir temporariamente a central, mas pediu o compromisso dos catadores em relação à região. “Eu não posso pôr vocês lá de novo se o local não ficar limpo, varrido; não pode haver barulho. Infelizmente temos que falar desta forma para que a gente não tenha problemas com vizinhos e vereadores”, insistiu.

A subprefeitura de Santo Amaro vem sendo pressionada por moradores da região a retirar a central do bairro. Os cooperados resistem e exigem do poder público o direito de trabalhar na Granja Julieta.

Somente vinte cooperados voltarão a trabalhar em um espaço ao lado do galpão destruído pelo incêndio. Os catadores que tiverem condições de deslocamento serão remanejados para outras centrais.

A subprefeitura se comprometeu a manter a procura por um terreno adequado fora do bairro para a construção de outra central.