Charge de Paulo Caruso no Roda Viva com Caetano associa "evolução da espécie" e embranquecimento

Durante o programa, Caetano Veloso falou sobre seus antepassados não brancos, o que motivou a charge; Caruso rejeita conotação racista e diz que seu desenho não faz "julgamento de qual é a evolução"

Charge de Paulo Caruso feita durante programa Roda Viva com Caetano Veloso (Reprodução/TV Cultura)
Escrito en NOTÍCIAS el

Durante o programa "Roda Viva", da TV Cultura, desta segunda-feira (20), o cartunista Paulo Caruso fez um charge sobre Caetano Veloso, o entrevistado desta edição, em que associou "evolução da espécie" e embranquecimento.

A charge foi motivada por uma resposta de Caetano a pergunta feita pela jornalista Elisângela Roxo, que questionou o cantor se ele tem conhecimento de seus antepassados não brancos, como negros e indígenas. Caetano afirmou, então, que seu pai "era um típico mulato", o que o levava a acreditar que seu avô fosse "preto ou mulato mais escuro", ponderando que não há como cravar essa hipótese pois não conheceu seus antepassados.

A partir da fala de Caetano, Caruso produziu a charge que mostra seis silhuetas: a primeira é pintada de preto e as outras vão embranquecendo, até chegar na última, a mais clara. "A evolução da espécie de Caetano veio embranquecendo", diz frase escrita no desenho.

Ao jornal Folha de S. Paulo, o chargista negou que seu desenho carrega conotação racista. "Não tenho essa postura. A evolução da espécie é uma ilustração conhecida. É em cima do coloquial da imagem. Não é um julgamento de qual é a evolução. Só utilizei uma imagem muito conhecida", declarou.

Muitos espectadores que acompanharam o programa, no entanto, interpretaram a charge de maneira diferente. "Eu tava vendo o programa e na hora essa imagem me incomodou demais. Demais. Eu tô meio cansada desses racismos diários. Na verdade tô muito cansada", escreveu a usuária do Instagram Camila de Avila, por exemplo, em meio a inúmeras outras postagens do tipo.