Chile: candidata do Partido Comunista, Iraci Hassler, é eleita prefeita de Santiago

Além de conquistar a capital, os comunistas reelegeram Daniel Jadue à prefeitura de Recoleta e seu nome é cotado à disputa presidencial

Foto: divulgação
Escrito en NOTÍCIAS el

O Partido Comunista do Chile (PCCh) fez história ao conquistar a prefeitura de Santiago, a capital do Chile, ao eleger Iraci Hassler. Com 99,8% dos votos apurados, a comunista obteve 38,62% dos votos. Por sua vez, o direitista Felipe Alessandri, teve 35,28%. Não há segundo turno para esta eleição. É a primeira vez na história do Chile que os comunistas vão governar a prefeitura de Santiago.

Em suas redes, a nova prefeita de Santiago comemorou a vitória e afirmou que se trata da derrota do neoliberalismo. "Nos propusemos a derrotar as administrações neoliberais e conseguimos. Hoje, Santiago inicia um novo ciclo, de resistência e cogestão social dos territórios", disse Iraci Hassler.

https://twitter.com/rosarioxstgo/status/1394264404234055680

Iraci Hassler, militante da Juventude Comunista do Chile, foi uma das líderes dos levantes estudantis em 2011. Posteriormente, foi eleita vereadora por Santiago e agora, aos 30 anos de idade, conquistou a prefeitura da capital chilena.

Comunistas reelegem prefeito de Recoleta

Além do fato histórico de ter conquistado a prefeitura de Santiago, o Partido Comunista chileno reelegeu o prefeito de Recoleta, Daniel Jaude, que obteve 64% dos votos. Na Câmara de vereadores os comunistas conquistaram cinco das oito vagas.

Com esse feito, o nome de Daniel Jadue ganhou força para disputar a eleição presidencial de novembro. As primeiras pesquisas o colocam entre os três primeiros colocados.