China pretere Bolsonaro e envia respiradores para o governo Doria, diz revista

Informação vem em meio ao desgaste diplomático com o país oriental causado principalmente por Eduardo Bolsonaro e Abraham Weintraub

Foto: Divulgação/Governo de SP
Escrito en CORONAVÍRUS el

Segundo informações da coluna Radar, da revista Veja, a China teria enviado essa semana ao governo de São Paulo uma remessa de 342 respiradores e outros equipamentos hospitalares para serem utilizados no combate da pandemia do coronavírus.

O governador João Doria (PSDB), como nome do meio empresarial, teria boa relação com o país oriental que, enquanto fornece equipamentos para o governo de São Paulo, estaria preterindo o presidente Jair Bolsonaro.

O fornecedor chinês, de acordo com a coluna, teria prometido entrega de respiradores ao governo federal brasileiro somente em maio. "E olhe lá", diz a coluna.

A informação vem em meio à guerra aberta entre Doria e Bolsonaro. Enquanto Doria procura se colocar como seguidor das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), encampando políticas de quarentena e isolamento, o presidente vem minimizando a pandemia e desafiando as orientações de especialistas ao incentivar a reabertura do comércio e dizer que pessoas com menos de 60 anos não devem se preocupar.

As relações do Planalto com a China também vêm se desgastando, principalmente por conta das declarações preconceituosas do filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, e do ministro da Educação, Abraham Weintraub. As postura do parlamentar com relação à China fez até mesmo com que o cônsul chinês no Rio de Janeiro escrevesse uma carta aberta para rebater o filho do capitão.