Conselho Nacional de Educação e Campanha definem trabalho conjunto sobre Custo Aluno-Qualidade

Escrito en NOTÍCIAS el

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 2, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação recebeu em sua sede membros da CEB (Câmara de Educação Básica) do CNE (Conselho Nacional de Educação). Eles decidiram que a Campanha e o Conselho vão assinar um termo de cooperação para debater a proposta do CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial). A intenção é transformar o estudo desenvolvido pela Campanha uma das principais referências para o financiamento da educação básica pública no Brasil.

A formalização da parceria acontecerá no início de novembro durante reunião do CNE em Brasília. No entanto, Campanha e CEB trabalharão no estudo desde outubro. Também ficou definido que a apresentação do relatório final dessa ação conjunta ocorrerá na Semana de Ação Mundial 2009, entre 22 e 29 de abril.

Para o professor da USP de Ribeirão de Preto, José Marcelino Rezende Pinto, colaborador e sistematizador da versão atual da pesquisa, o CNE assume um “papel histórico” ao se aproximar da Campanha para debater o CAQi, conferindo ao estudo uma dimensão institucional. “A expectativa é que surjam novas contribuições e atualizações dos valores base do CAQI”, afirmou José Marcelino, que também participou da reunião. Já o coordenador geral da Campanha, Daniel Cara, vê na parceria uma “grande oportunidade para que o CAQi entre de forma definitiva na agenda do financiamento das políticas públicas de educação básica”.

Saiba Mais

Quanto custa o ensino de qualidade  Por Brunna Rosa
O Brasil ainda está longe de destinar recursos suficientes para assegurar um bom nível de ensino a todos, mas a discussão sobre mecanismos de financiamento ganha força