Corinthians recebe Fiel LGBT para discutir homofobia no futebol

Decisão do clube acontece depois de uma publicação homofóbica em suas redes em dezembro; após divulgação do encontro, Fiel LGBT foi alvo de ataques de ódio

Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians
Escrito en LGBTQIAP+ el

O Corinthians vai receber, na próxima sexta-feira (22), o coletivo Fiel LGBT. O encontro, que vai acontecer no Parque São Jorge, é uma consequência de uma postagem homofóbica feita nas redes do clube no fim do ano passado.

No dia 15 de dezembro o perfil do Corinthians respondeu ao comentário de um seguidor com a imagem de um panetone, que simbolizava o estádio do Morumbi, já que contexto da discussão era a invencibilidade corinthiana contra o São Paulo. Ou seja: o Morumbi é um panetone, pois, está recheado de frutas, que no caso significa homossexuais.

https://twitter.com/Corinthians/status/1338948483605262339

A direção do clube apagou a mensagem e disse que não compactuava com a postura homofóbica do post, porém, a discussão estava aberta e a torcida Fiel LGBT soltou uma nota de repúdio que, entre outras coisas, afirmou que para "para ser o time do povo, o Corinthians precisa antes ser o time de todos".

https://twitter.com/FielLGBT/status/1339355337607032832

Depois de tornar público o encontro com a direção do clube, o WhatsApp da Fiel LGBT foi invadido e mensagens racistas, machistas e LGBTfóbicas foram enviadas massivamente.

https://twitter.com/FielLGBT/status/1349300605299421184

O encontro entre a direção do Cortinhians e o coletivo Fiel LGBT é um fato que pode ser entendido como histórico: fazer a discussão contra a homofobia no futebol a partir daquele que é considero o time mais popular do Brasil, pode abrir um precedente muito bom para o futebol brasileiro.