Coronavírus: Brasileiros podem ser impedidos de entrar na Europa

A taxa de contágio estimada para o Brasil é mais que o dobro do considerado aceitável nas recomendações da União Europeia para reabertura de fronteiras

O presidente francês Emmanuel Macron visita centro médico em Paris, durante pandemia de coronavírus (Foto: Reprodução/Facebook)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Com o presidente Jair Bolsonaro atuando para prejudicar ações de controle e combate ao coronavírus, a falta de uma política para enfrentar a pandemia e o crescimento acelerado de infecções e mortes nas últimas semanas, os brasileiros podem ser proibidos de entrar em países europeus, quando as viagens foram retomadas.

Nas orientações divulgadas pela União Europeia nesta quarta-feira (13) para balizar a reabertura das fronteiras internas, um dos principais critérios é permitir a entrada de moradores de países com “uma situação epidemiológica em evolução positiva e semelhante”, com a consolidação de “uma taxa de transmissão suficientemente baixa”.

A taxa de contágio (Rt), o indicador monitorado na maioria dos países europeus, mostra para quantas pessoas, em média, cada infectado transmite o coronavírus. Um Rt acima de 1 indica que a situação está fora de controle, com transmissão acelerada.

A taxa de contágio estimada para o Brasil é o dobro do considerado aceitável e está entre as mais altas entre 54 países acompanhados pelo Imperial College, referência no controle de epidemias, segundo estudo publicado nesta quarta.

O centro calcula para o Brasil um Rt de 2. Ou seja, cada brasileiro infectado transmite o coronavírus para outras duas pessoas, que por sua vez transmitem para mais duas, provocando um crescimento exponencial do número de casos.

A instituição também projeta um maior aumento no número de mortes semanais. A estimativa é que elas dobrem no Brasil, chegando perto de 7.800 na semana. Os fatores devem desencorajar países a permitir a entrada de brasileiros.

Com informações da Folha de S.Paulo