Relatório final da CPI acusa Bolsonaro de crimes contra a humanidade

Durante entrevista coletiva, o senador Renan Calheiros afirmou que Bolsonaro será indiciado pelos crimes do caso Prevent Senior, Manaus e povos indígenas

Renan Calheiros na CPI (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Escrito en POLÍTICA el

O relatório final da CPI da Covid vai indiciar o presidente Jair Bolsonaro por ter cometido três crimes contra a humanidade: no caso de Manaus, quando a população foi utilizada como experimento para testar a cloroquina; no caso da Prevent Senior; e em crimes os povos indígenas.

Em entrevista coletiva antes da leitura do relatório final, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que o crime contra a humanidade permanece e que houve acordo entre os todos os líderes da Comissão.

“Nós pacificamos entendimento. Sobretudo com relação a permuta do indiciamento por genocídio contra indígenas, que foi substituído por mais um tipo de indiciamento de crimes contra a humanidade e pela retirada do crime de genocídio em função da sua qualificação e de termos aceitos argumentos técnicos do senador Alessandro Vieira”, revelou.

Com relação a pessoas indiciadas, foi retirada apenas o nome do pastor Silas Malafaia. Ao final, ficaram 69 pessoas indiciadas.

“Nós estamos tratando de quase 70 indiciados numa investigação coletiva parlamentar e com 29 tipos penais diferentes. Ter divergência em torno de um ou de dois (tipos de crime), substitui um e trocar o outro por um terceiro indiciamento de crime contra a humanidade… Em um contexto que a sociedade cobra a responsabilização de pessoas que participaram, direta e indiretamente, desse morticínio, é quase uma unanimidade", destacou Calheiros.

Questionado novamente sobre a retirada da tipificação por crime de genocídio contra o presidente Bolsonaro, Calheiros afirmou que o tipo de crime foi trocado por mais um indiciamento por Crime contra a humanidade.

"O genocídio não foi retirado, ele foi trocado por mais um indiciamento de crime contra a humanidade. Ele (Bolsonaro) será indiciado por crime contra a humanidade na questão da Prevent Senior, Manaus e agora, também, dos povos indígenas. O que foi retirado foi o crime de homicídio e aproveitei a oportunidade para agravar ainda mais esse crime, qualificá-lo ainda mais, por que estende a sua pena para 30 anos”, explicou.

Por fim, o relator da CPI afirmou que o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, tem o “dever de observar tudo o que foi investigado pela Comissão”.

Abaixo confira a versão final do Relatório da Comissão:

https://revistaforum.com.br/wp-content/uploads/2021/10/relatoriofinal-compressed.pdf

Acompanhe ao vivo a leitura do relatório final da CPI pelo canal da TV Fórum:

https://www.youtube.com/watch?v=uO_hVh1AQXk