Cristina Kirchner volta a assumir a presidência da Argentina depois de 4 anos e 2 meses

Cristina volta à presidência durante viagem internacional de Alberto Fernández a Israel. O argentino será o único chefe de Estado latino-americano que participará do Foro em Memória ao Holocausto

Cristina Kirchner e Alberto Fernández, após assinarem a ata na qual ela reassumiu a presidência da Argentina (Foto: reprodução YouTube)
Escrito en GLOBAL el
Ela voltou. Após tomar posse como vice-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, volta a ocupar pelos próximos quatro dias, o escritório principal da Casa Rosada que foi seu durante oito anos – entre 2007 e 2015. O interinato de Cristina ocorre a partir desta terça-feira (21) durante a viagem internacional do presidente Alberto Fernández a Israel, que se estenderá até sexta-feira (24). O argentino será o único chefe de Estado latino-americano que participará do Foro em Memória ao Holocausto, que reunirá outros dirigentes políticos de todo o mundo. Durante o evento, Fernández deverá ter diversos encontros bilaterais. Ao menos dois já estão assegurados, segundo a chancelaria argentina, com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da França, Emmanuel Macron. Também estão confirmados os encontros com os dois anfitriões israelenses, o presidente Reuven Rivlin e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. A presidência interina de Kirchner não será a primeira neste mês, já que na próxima semana, mais precisamente no dia 30 de janeiro, Fernández viajará a Roma para se encontrar com o Papa Francisco. Cristina ficou quatro anos e dois meses longe da cadeira onde voltou a se sentar hoje. Ela terminou seu mandato em dezembro de 2015, quando o adversário político Mauricio Macri assumiu o poder. Em dezembro de 2019, quatro anos depois, ela voltou ao poder como vice-presidenta, na chapa que elegeu seu aliado peronista Alberto Fernández como novo mandatário.